As doenças genéticas e o diagnóstico pré-natal

1271
As doenças genéticas e o diagnóstico pré-natal
As doenças genéticas e o diagnóstico pré-natal

De Maria Perdigão Andrade e publicado pela Quarteto Editora este livro tem como assunto um tema particularmente cativante, o impacto psicológico e social das modernas inovações biomédicas especialmente no domínio da gravidez.

Esta obra representa um estudo sobre a problemática do comportamento orientado para a saúde genética no contexto das inovações biomédicas aplicadas à saúde pré-natal.

As questões analisadas incidem sobre o impacto psicológico e social das modernas inovações biomédicas que estão no centro dos debates actuais sobre os novos percursos da relação entre o Homem e a Ciência. A considerável aplicabilidade clínica e sanitária dos avanços da genética médica tem levado a rápidas e substanciais modificações e aperfeiçoamentos dos recursos para detectar doenças genéticas, constituindo-se como uma esperança renovada para debelar o sofrimento humano.

Tratar esta temática, do ponto de vista da Psicologia Social, permite um novo “olhar” para a importância e os dilemas associados à aplicação das novas tecnologias de diagnóstico pré-natal, simultaneamente, enquanto prática de saúde genética comunitária e objecto de decisões individuais sujeitas a pressões das normas sociais que as sobre determinam.

Procura-se, assim, pôr à disposição dos profissionais das áreas da Saúde e da Educação um conjunto de informações que permitam contribuir para que se estabeleçam linhas estruturantes de um enquadramento psicossocial da saúde genética pré-natal comunitária, no sentido de proporcionar fundamentos epistemológicos capazes de orientar as práticas nesta área.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]