A Arte e o Ofício do Azulejo de Janis Fanning e Mike Jones

1129
A Arte e o Ofício do Azulejo
A Arte e o Ofício do Azulejo
- pub -

A Arte e o Ofício do Azulejo de Janis Fanning e Mike Jones da Editorial Estampa

A Arte e o Ofício do Azulejo

Usados há quase 4000 anos, os azulejos desempenham um papel importante na arquitectura e decoração. Neste livro da Editorial Estampa pode descobrir toda a história e essência desta arte.

Desde há milhares de anos que os azulejos têm sido usados como uma superfície útil e decorativa na arquitectura e na decoração de interiores. Os azulejos são muito resistentes, bastante duráveis, impermeáveis e antitérmicos, qualidades que os tornam uma escolha natural para pavimentos, coberturas, lareiras, cozinhas, e casas de banho.

Durante séculos, os azulejos têm sido dispostos em padrões geométricos, variando entre coloridos e monocromáticos. Frequentemente, os azulejos têm sido decorados por artistas que, desse modo, lhe conferem uma outra dimensão, transformando um quadrado funcional num objecto de beleza singular.

. pub .

Muitos dos melhores exemplos de azulejos no Médio Oriente podem ainda ser apreciados, encontrando-se aí os azulejos tão frescos e coloridos agora como quando foram produzidos séculos atrás.

Hoje em dia, a palavra azulejo pode ter um amplo alcance. Embora o barro constituía por excelência o material de base para a realização de azulejos, e de onde deriva a sua definição, poder-se-á empregar outro tipo de materiais, como o mármore, a pedra, o linóleo, o vinil, ou a alcatifa, vendidos num formato e podendo revestir superfícies interiores ou exteriores.

- pub -

“A Arte e o Ofício do Azulejo” apresenta ao leitor trinta projectos originais para fazer e decorar azulejos, assim como instruções passo a passo com fotografias e cores. No livro encontra ainda desenhos para técnicas decorativas usando tintas e vidrados, estampilhas, recortes e colagens, e decalques.

O manual está composto por excelentes fotografias para dar ideias e servir de inspiração, bem como conselhos práticos para planear esquemas decorativos e aplicar azulejos numa superfície e informações sobre materiais e equipamento.

A linguagem clara que o livro apresenta permite retirar explicações claras dos métodos tradicionais de execução de azulejos, incluindo a manufactura, a moldagem, a aplicação da barbotina e o trabalho com pasta de papel.

Um livro de Janis Fanning e Mike Jones, da Editorial Estampa, que lhe vai dar a conhecer tudo sobre a arte e o ofício do azulejo.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -