A Arte e o Ofício do Azulejo de Janis Fanning e Mike Jones

791
A Arte e o Ofício do Azulejo
A Arte e o Ofício do Azulejo

A Arte e o Ofício do Azulejo de Janis Fanning e Mike Jones da Editorial Estampa

A Arte e o Ofício do Azulejo

Usados há quase 4000 anos, os azulejos desempenham um papel importante na arquitectura e decoração. Neste livro da Editorial Estampa pode descobrir toda a história e essência desta arte.

Desde há milhares de anos que os azulejos têm sido usados como uma superfície útil e decorativa na arquitectura e na decoração de interiores. Os azulejos são muito resistentes, bastante duráveis, impermeáveis e antitérmicos, qualidades que os tornam uma escolha natural para pavimentos, coberturas, lareiras, cozinhas, e casas de banho.

Durante séculos, os azulejos têm sido dispostos em padrões geométricos, variando entre coloridos e monocromáticos. Frequentemente, os azulejos têm sido decorados por artistas que, desse modo, lhe conferem uma outra dimensão, transformando um quadrado funcional num objecto de beleza singular.

Muitos dos melhores exemplos de azulejos no Médio Oriente podem ainda ser apreciados, encontrando-se aí os azulejos tão frescos e coloridos agora como quando foram produzidos séculos atrás.

Hoje em dia, a palavra azulejo pode ter um amplo alcance. Embora o barro constituía por excelência o material de base para a realização de azulejos, e de onde deriva a sua definição, poder-se-á empregar outro tipo de materiais, como o mármore, a pedra, o linóleo, o vinil, ou a alcatifa, vendidos num formato e podendo revestir superfícies interiores ou exteriores.

“A Arte e o Ofício do Azulejo” apresenta ao leitor trinta projectos originais para fazer e decorar azulejos, assim como instruções passo a passo com fotografias e cores. No livro encontra ainda desenhos para técnicas decorativas usando tintas e vidrados, estampilhas, recortes e colagens, e decalques.

O manual está composto por excelentes fotografias para dar ideias e servir de inspiração, bem como conselhos práticos para planear esquemas decorativos e aplicar azulejos numa superfície e informações sobre materiais e equipamento.

A linguagem clara que o livro apresenta permite retirar explicações claras dos métodos tradicionais de execução de azulejos, incluindo a manufactura, a moldagem, a aplicação da barbotina e o trabalho com pasta de papel.

Um livro de Janis Fanning e Mike Jones, da Editorial Estampa, que lhe vai dar a conhecer tudo sobre a arte e o ofício do azulejo.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]