Quem me dera ser Onda

1975

Adaptada e encenada pelo actor Cândido Ferreira, Quem me dera ser Onda é a peça que o Teatro da Comuna apresenta até ao dia 4 de Novembro. Esta é a história de uma família que tinha um porco…

Esta poderia ser uma família normal como tantas outras, ou não fosse o facto de terem um carinho e afecto muito especial por um animal: um porco. Em cena desde 10 de Outubro, "Quem me dera ser Onda" é uma peça encenada e adaptada pelo actor Cândido Ferreira e conta com a presença dos actores Cristina Bizarro e Miguel Cervini.

A história centra-se numa família que leva um porco para casa. Dão-lhe de comer, oferecem-lhe todas as mordomias do mundo, às quais só os humanos têm direito, e cuidam dele como se de um membro da família se tratasse. Os próprios filhos do casal desenvolvem uma particular estima pelo animal que, aos poucos, vai ganhando uma importância emblemática nesta família.

Todavia, qual será o final deste porco? Um animal de estimação, fora dos padrões e tamanhos comuns, ou uma ilusão de afectividade que acabará numa inevitável morte para saciar os desejos dos humanos? Extremamente irónico, e por momentos utópico, esta história é perfumada por uma enorme carga irónica para a qual as personagens contribuem em larga escala.

De realçar o facto da presença do porco, nestas condições, ser absolutamente punível pela lei. Aliás, é inconcebível que um porco ande de elevador, mas Carnaval da Vitória, o porco, é um animal especial, e como tal merece essas mordomias. Porquê? Isso vamos deixar que você mesma descubra, quando assistir à peça "Quem me dera ser Onda", patente até 4 de Novembro.

Será este porco o mais bonito do mundo? Uma peça irónica, motivadora de gargalhadas, é o que o Teatro da Comuna, em Lisboa, lhe apresenta. "Quem me dera ser Onda" conserva em si o lado mais impensável da relação entre seres humanos e um "simples" porco!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]