Portugal do século XX no Museu Calouste Gulbenkian

1660
Portugal do século XX no Museu Calouste Gulbenkian
Portugal do século XX no Museu Calouste Gulbenkian

Portugal do século XX – um retrato inédito sobre a sociedade do país durante todo o século XX. Desde a passagem pela pintura, cerâmica ou livros, tudo lembra o século que, em breve, findará.

Portugal do século XX

As mudanças de uma sociedade que foi evoluindo ao sabor das diferenças de estilos de vida, proletariado e burguesia, indústria e novas construções, crises e conquistas. Este é o balanço do século XX na sua mais pura aparição, no seu mais fiel desencadear de situações.

A exposição chega a passar por factos concretos e vincados nas esferas do tempo: a crítica à monarquia, o crescente grupo de republicanos, o descobrir da arte, do teatro, da poesia, o nascer do Grandella e do Chiado, irrompe a publicidade na imprensa, a paixão do teatro de revista, o consumismo, futebol e touradas.

De cada um destes marcos de cultura há indícios e símbolos, que ajudam a protagonizar e a vestir este espaço daquilo que foi o passado e o presente do século.

Portugal 1900 é a exposição que se encontra no Museu Calouste Gulbenkian, até ao dia 10 de Setembro. As recordações do século XX a passarem como um filme perante o nosso olhar saudosista, em plena Avenida de Berna.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]