Octávio Paz na casa Fernando Pessoa

1635
Octávio Paz na Casa Fernando Pessoa
Octávio Paz na Casa Fernando Pessoa

A Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, tem patente duas exposições acerca da vida do Prémio Nobel da Literatura, Octávio Paz, até 23 de Fevereiro. O escritor mexicano Octávio Paz, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1990, tem duas grandes exposições dedicadas à sua pessoa na Casa Fernando Pessoa. Na obra deste escritor/poeta encontram-se desde traduções, ensaios ou textos poéticos, que brindaram a escrita com uma nova forma de fazer poesia.

Octávio Paz na Casa Fernando Pessoa

Nas duas exposições patentes na Casa Fernando Pessoa encontramos uma totalmente dedicada à obra do escritor, apresentando cerca de 20 livros ilustrados por diversos artistas plásticos. Todos fascinados pelo trabalho de Octávio Paz, nunca deixaram de apreciar as principais bases da escrita deste Prémio Nobel: o erotismo, o sagrado, amor, a consciência e a própria imagem poética.

‘Da Palavra ao Olhar’ é o nome desta primeira exposição, embora possamos encontrar ainda ‘Figuras e Figurações’, constituída por dez poemas de Octávio Paz, que são compostos a partir do trabalho da artista Maria José Paz, sua mulher. Um trabalho simbólico e revelador da união deste casal, bem como da admiração mútua entre ambos.

Octávio Paz nasceu em 1914, no México, estando muitas vezes envolvido em revistas literárias, quer fosse na fundação ou na participação literária, assim como seria a partir das mesmas que lançaria a sua obra poética. Dedicou-se aos estudos antropológicos da própria teoria literária, e demonstrou sempre uma personalidade polémica nunca satisfeito com aquilo que encontrava.

Publicou o seu primeiro livro de poemas em 1933, ganhou diversos prémios ao longo da sua vida, mas é em 1990 que chega até ele a consagração máxima: o Prémio Nobel da Literatura. Viajou por diversos locais, conheceu outras culturas, e aplicou-as na sua escrita e poesia.

Octavio Paz, Prémio Nobel da Literatura em 1990, leva até aos visitantes da Casa Fernando Pessoa duas exposições: ‘Da Palavra ao Olhar’ e ‘Figuras e Figurações’. A não perder até 23 de Fevereiro!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]