No Museu do Mar, em Cascais Conchas do Brasil

1375
Exposição conchas do Brasil no Museu do mar
Exposição conchas do Brasil no Museu do mar

No ano das comemorações dos 500 anos da descoberta do Brasil, o Museu do Mar D.Carlos, acolhe a exposição temporária “Conchas do Brasil” de Guilherme Rocha de Macedo e António A. Monteiro. De Março até Junho, poderá mergulhar na beleza indiscutível desta Exposição de Conchas, em plena baía de Cascais.

Conchas do Brasil

Esta exposição é a primeira iniciativa deste género, para comemorar a chegada da 2ª armada da Ìndia a terras de Vera Cruz, pois em todas as outras iniciativas a realizar, em nenhuma delas é enaltecido o vasto património natural que, o Brasil possui.

A imensidão desta mais de metade de superfície e de população da América do Sul, desde sempre apaixonou os defensores e investigadores da área naturalista, protagonizando-se por ser uma das mais ricas do mundo, neste âmbito. Por causa da mão invisível da natureza, muitos foram aqueles que partiram rumo a estas paragens, em busca do paraíso natural.

A beleza do Brasil é algo de embriagante e inesquecível mas, esta aura de natureza sublime é formada, não só pela magia das suas praias e clima, como também pelas exclusividade das suas conchas. O Brasil acolheu por este motivo, vários Malacologistas e Conquiliologistas, estudando os Moluscos e as suas conchas.

Tentar escolher, através da variedade de texturas, formas e cores, quais as conchas de maior beleza, é uma tarefa difícil e injusta para a restante gama destas espécies que, habitam os mares transparentes e as areias envolventes do Brasil. Todas, sem excepção, têm uma particularidade em si mesmas que, as distingue das restantes.

Ao longo de mais de 7000 Kms de costa Brasileira, é possível apreciar este leque de beleza rara que, o Museu do Mar lhe oferece em forma de exposição. O melhor mesmo seria ir até lá mas, mesmo assim, a exposição que marcou o seu início no dia 15 de Março para o público em geral, possibilita-lhe a visita através de imagens, às paisagens sublimes de areais, como o do Recife ou Rio de Janeiro.

As conchas patentes em Cascais, distribuem-se por uma mistura de cores, desde o vermelho, branco ou creme. Encontram-se conchas minúsculas ou de proporções impensáveis e, outras ainda, macias como a seda ou de relevo significante. Isto tudo numa mistura de tons, formatos e texturas, verdadeiramente únicos.

As conchas e moluscos mais belos, situam-se no Nordeste brasileiro, zona amplamente rica ao nível do seu conteúdo natural, para os apreciadores e entendidos nesta matéria. Para estes, coleccionar conchas é uma paixão de fácil conservação e preservação.

Basta não as deixar expostas ao sol directamente, nem colocá-las em climas húmidos, correndo o risco de surgir a inevitável camada de bolor. Os cuidados especiais que, as conchas exigem, são apenas estes. Tão pouco, para pintar o seu ambiente de beleza.

As famílias expostas de conchas e moluscos, são variadas e, estar a citá-las não seria o mais correcto, face à ignorância da maioria das pessoas neste campo. O melhor é ir até Cascais e, apreciar a beleza inédita desta Exposição de Conchas que pode visitar, até Junho…Com o Brasil, ali tão perto dos seus olhos…

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]