Mãos que partilham vida no Visionarium

1073
Visionarium
Visionarium

O Visionarium, Centro de Ciência do Europarque, inaugurou a exposição interactiva Indústria Farmacêutica – Mãos que Partilham Vida. Para visitar até Março.

O Visionarium, Centro de Ciência do Europarque

Inaugurou uma exposição, na sala de exposições temporárias, sobre medicamentos e a vida. Concebida pela empresa alemã que criou o “Science Tunnel”, um dos pavilhões mais visitados da Expo 2000, de Hanôver, esta exposição é promovida pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma).

A presente exposição foi inaugurada com um colóquio subordinado aos temas “Ética na Investigação” e “Genoma Humano e Ética”, da responsabilidade do médico Daniel Serrão, especialista de anatomia patológica, e do professor Jorge Sequeiros, docente do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto.

A referida exposição apresenta uma abordagem integrada do medicamento em conceitos mais amplos como ciência e saúde. Além do mais, o visitante é convidado a deambular pelos mais recentes progressos científicos da indústria farmacêutica, através de uma estrutura multimédia composta por 21 painéis temáticos, que incluem a projecção de filmes e inúmeros complementos de carácter interactivo.

O Homem, com as suas dimensões psicossomáticas, assinala o início do percurso da exposição. De forma simples e descodificada, são explicados fenómenos corporais, físicos e psíquicos como a comunicação entre as células, a memória e a aprendizagem, e a base do sistema imunitário, entre outros.

A mostra prossegue ainda com a história da génese dos medicamentos e da respectiva actuação no organismo. As vacinas e o diabetes são apenas mais alguns dos fenómenos explicados em linguagem simples e directa a todos os interessados por estas matérias, tão importantes para a vivência humana.

Paralelamente a estes factores, os rumos da investigação e do desenvolvimento de novas moléculas, as mais recentes pesquisas ao nível da biologia molecular e do genoma, e as questões éticas sobre os limites da investigação científica constituem outras tantas temáticas dissecadas na mostra interactiva.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]