Feira do Livro

1550
Feira do Livro
Feira do Livro

Feira do Livro

Não perca esta oportunidade de estar mais perto de uma das mais belas formas de cultura que existem. Lembre-se de que com um livro, pode viajar, amar, rir e chorar. Não deixe tudo isto passar-lhe ao lado.

O mês de Maio aí está e com ele várias celebrações. Já foi o dia da Mãe, o dia dos Museus, aniversários, etc. e os dias quentes trazem consigo um dos maiores eventos culturais, acessível a todos, mais que não seja por uma voltinha para ver as “montras”. E aí está a 70ª edição das feiras do livro de Lisboa e do Porto.

Este ano a APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros lança um alerta muito especial que tem a ver com o facto de que, no final do milénio, ainda existem muitas pessoas que nunca tocaram num livro ou que raramente o desfolharam. Portugal é um dos países com uma das mais altas taxas de analfabetismo da Europa e muitos são os portugueses que têm como única literatura os anúncios afixados.

Para combater esta tendência, a APEL realiza uma acção conjunta com diversas livrarias do país e elegeram 2000 como o Ano Nacional do Livro e da Leitura.

As feiras do livro nacionais são importantes acções junto do público para o levar a ler e a ter um contacto maior com os livros. O receio que muito sentem em entrar numa livraria, fica para trás, e descobre-se o prazer de abrir livros, de os saborear com o olhar.

Fazer a divulgação do livro e estimular o gosto pela leitura como forma de valorização cultural, é o modo mais directo de combater o analfabetismo, se bem que com alguns entraves como os preços de capa de alguns (muitos) exemplares, que levam muitas vezes o público a optar pelos livros em segunda mão, mais acessíveis.

A 70ª Edição da Feira do Livro abre ao público no Porto, de 24 de Maio a 11 de Junho, no Pavilhão Rosa Mota, com a participação de 82 editores e livreiros, e em Lisboa de 25 de Maio a 13 de Junho no Parque Eduardo VII, aqui com a presença de 115 editores e livreiros. A acção fundamental visa promover e difundir o livro, além de obras multimédia de conteúdo literário e didáctico, editadas em Portugal.

No âmbito do programa 2000 – Ano Nacional do Livro e da Leitura, prevê-se uma renovação da área destinada ao Livro Infantil e Juvenil na edição de Lisboa.

Se deseja obter mais informações, a APEL dispõem de um site com toda a programação diária das duas feiras e outros esclarecimentos que precise, nomeadamente a planta, para que possa encontrar rapidamente os seus autores e os livros que deseja, mas não deixe de dar uma olhadela pelos outros stands. Nunca se sabe o que pode encontrar. Procure em www.apel.pt/feiradolivro

No mundo dos livros, não desanime quem pensa que só vão ter lugar estas duas feiras. Em Novembro, a APEL vai organizar o 1º Salão do Livro de Lisboa, a ter lugar no Parque das Nações, com a França como país convidado, com a presença de cerca de 15 escritores franceses.

Também por todo o país terão lugar diversas feiras do livro. Não perca esta oportunidade de estar mais perto de uma das mais belas formas de cultura que existem. Lembre-se de que com um livro, pode viajar, amar, rir e chorar. Não deixe tudo isto passar-lhe ao lado.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]