Em Sintra: exposição de bonecos tradicionais japoneses

2177
Bonecos Tradicionais Japoneses
Bonecos Tradicionais Japoneses

No Museu do Brinquedo, até ao dia 4 de Abril, pode vislumbrar esta mistura de cor e fantasia, trazida das terras longínquas do Japão, estamos a falar dos Bonecos Tradicionais Japoneses.

Exposição de Bonecos Tradicionais Japoneses

O colorido e a imaginação dos bonecos japoneses, salta obrigatoriamente à vista de qualquer um. No Museu do Brinquedo, até ao dia 4 de Abril, pode vislumbrar esta mistura de cor e fantasia, trazida das terras longínquas do Japão. Leve os seus filhos, pois eles serão os principais apreciadores…

Ir até Sintra, não é apenas ter a oportunidade de contemplar este mundo deveras maravilhoso destes 300 Bonecos Tradicionais Japoneses mas, é também ter acesso à cultura deste país, através dos textos vastos de informação que complementam a exposição, bem junto às vitrinas.

Estes bonecos estão ligados a correntes mágicas e supersticiosas muito antigas que, defendiam a tese que, estes bonecos abrigavam os espíritos, impedindo assim a propagação de doenças, infortúnios, bruxarias ou agoiros. Esta arte tradicional do Japão, está totalmente revestida destes tipos de ideais.

As crianças do Japão não atribuem aos bonecos a função que, uma criança japonesa confere a estes bonecos. Para ela são muito mais do que um brinquedo. Assumem um papel de companhia, ao qual é atribuido todo o respeito que um ser humano exige.

O boneco é acolhido pelas crianças com todo o carinho, como se fosse o seu bebé, levando-o às costas. A tradição exige que assim o seja e, quando as crianças brincam às donas de casa, o boneco também entra na brincadeira, como se fosse uma visita importante.

Se acontecer a fatalidade de o boneco se partir, é enterrado num espaço do jardim, com direito a uma pedra e a flores. Por aqui se vê a importância que, ainda hoje estes bonecos, aparentemente uma forma de expressão artística, produzem no Japão.

Aos bonecos são actualmente, ainda atribuidas várias funções. Existem bonecos que funcionam como um talismã, outros com intuitos ornamentais, os que são simples bonecos e finalmente, os que têm esta última função e a de talismã.

O Japão está cheio de mitologias relacionadas com o oculto. Por altura das festas das meninas, fabricavam-se bonecas de papel, nagashi-bina, que acolhiam o mal e as doenças das famílias, atirando-as depois para o rio. Acreditava-se que era uma boa forma de afastar o mal, atirando-o ao rio que, o levaria para bem longe.

Não deixe passar em branco esta oportunidade. Saiba um pouco mais das crenças japonesas, da simbologia e beleza destes bonecos tradicionais que dão cor e embelezam Sintra, até ao dia 4 de Abril.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 4]