CVR ensina principiantes a usar os 5 sentidos para avaliar um vinho

6850
Como avaliar um vinho
Como avaliar um vinho

Enólogo Mário Louro vai desvendar como se pode ouvir e tactear um vinho. A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) quer despertar os consumidores principiantes para o papel dos cinco sentidos no reconhecimento das qualidades dos vinhos.

Para o efeito, aquela entidade vai dar sequência à aposta que iniciou em Janeiro, com a realização de cursos de vinhos de nível I, organizando agora o seu primeiro curso de nível II, que terá lugar nas suas instalações, em Santarém, no dia 24 de Março (Sábado), entre as 10h00 e as 17h30.

Como avaliar um vinho

Intitulado “A Voz dos Sentidos”, o curso ficará, como habitualmente, a cargo do enólogo ribatejano Mário Louro, que irá abraçar o desafio de transmitir aos seus formandos a arte de sentir o vinho.

“Esta cultura desperta grande curiosidade junto dos formandos no mundo dos vinhos, pois vêm para aprender a ver, a cheirar e a avaliar o vinho e, muitas vezes, nem imaginam que é também possível ouvi-lo e tacteá-lo”, revela Mário Louro.

A diferença entre beber e degustar, a roda dos aromas, as sensações no gosto e o reconhecimento de um bom vinho são outros dos temas que completam o programa da formação, que contemplará também uma prova cega de vinhos brancos, tintos e rosés, assim como um almoço de degustação.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]