Carnaval, quando as tristezas não pagam dívidas

2129
Carnaval da Mealhada
Carnaval da Mealhada

Como tristezas não pagam dívidas, aproveite estes dias para se divertir.  Para que a sua escolha seja  mais fácil, deixamos aqui alguns destinos possíveis:

Carnaval da Mealhada

Dias 14 e 16 de Fevereiro – A Associação do Carnaval da Bairrada agendou o desfile para o Sambódromo Luís Marques na Mealhada. O convidado especial é o actor brasileiro Alexandre Nero.

Carnaval de Torres Vedras

De 12 a 17 de Fevereiro, Torres Vedras, recebe a edição de 2010 do seu Carnaval e o tema é as “Invasões”.

A intenção dos organizadores é comemorar o Bicentenário das Linhas de Torres Vedras, espera-se que o Carnaval seja visitado e participado por cerca de 300 mil pessoas.

Os Reis do Carnaval de Torres recebem as chaves da cidade nos dias 11 e 12 Fevereiro. A partir dai a festa não pára!

Na Sexta-Feira (12 de Fevereiro), destaque para as cerca de 7800 crianças, dos vários estabelecimentos de ensino do Concelho de Torres Vedras, que participam no Corso Escolar.

4500 Pessoas são esperadas para participar no Concurso de Mascarados de Sábado à noite onde grupos organizados de foliões mostram o trabalho desenvolvido durante meses.

No Domingo (14 de Fevereiro) e Terça-Feira (16 de Fevereiro) será mostrado o trabalho desenvolvido por artistas da terra, nos Corsos Diurnos, com os monumentais carros alegóricos, os mascarados, as matrafonas, os cabeçudos e os “Zés-Pereira”. O Tócandar, carro de som de grandes dimensões que arrasta multidões a dançar, e a Banda Baco contribuem para a animação.

A Segunda-Feira (15 Fevereiro) também é de arromba. Grupos seniores participam no Baile de Máscaras Tradição, uma iniciativa onde muitos seniores do Concelho de Torres Vedras e dos Concelhos de Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Cadaval convivem numa tarde que se prevê animada.

Carnaval de Estarreja

  • Dia 12 Fevereiro – desfile nocturno das escolas de samba.
  • Dias 14 e 16 de Fevereiro – O desfile está marcado para as 15 horas e a rainha é a actriz Mariana Monteiro.
  • Dia 15 de Fevereiro – DJ’s da RFM – Carla Rocha e Paulo Fragoso.

Carnaval de Loulé

O corso do Carnaval de Loulé sai para a rua nos dias 14, 15 e 16 de Fevereiro, a partir das 15h00.

A Avenida José da Costa Mealha volta a ser palco do maior cartaz turístico do Algarve durante a época baixa. Com o tema “No Mundo do Espectáculo”, este desfile integra 15 carros alegóricos, grupos de animação, escolas de samba, gigantones e cabeçudos, para além de milhares de figurantes.

O preço das entradas é de 2 euros. As receitas revertem a favor da Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão.

Carnaval de Almada

Na terça-feira de Carnaval, 16 de Fevereiro a partir das 15 horas, Almada será palco do já tradicional e divertido corso de Carnaval.

Cerca de mil foliões, acompanhados por alguns carros alegóricos, em representação de uma dezena de associações e colectividades do concelho, irão participar num desfile cheio de cor e repleto de boa disposição e muitas gargalhadas.

Tal como em anos anteriores, são esperadas milhares de pessoas para assistirem ao desfile que irá percorrer a Av. Rainha D. Leonor e a Rua Alexandre Herculano, junto ao Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz, em

Carnaval da Madeira

O Carnaval da Madeira acontece entre os dias 5 e 16 de Fevereiro. O cartaz turístico que leva à capital madeirense milhares de visitantes é dedicado ao tema “Mares e Oceanos”.

O programa de animação teve início no dia 5 de Fevereiro com a inauguração da exposição sobre o Carnaval intitulada “Caneca furada no Carnaval da Madeira”, no espaço Infoarte, da Secretaria Regional de Turismo e Transportes.

Na sexta-feira, dia 12 de Fevereiro, a alegria desce à baixa do Funchal com a habitual festa de Carnaval das crianças, na Avenida Arriaga.

No dia 13 de Fevereiro, um espectáculo de fogo-de-artifício, pelas 20h50 antecede o Grande Cortejo Alegórico de Carnaval que se inicia pelas 21 horas e percorre as principais avenidas da cidade.

A terça-feira de Carnaval é reservada ao Cortejo Trapalhão, um desfile tipicamente madeirense, aberto a todos os participantes, onde o humor e a sátira social são o tema central.

Carnaval da Figueira da Foz

De 14 a 16 de Fevereiro – 14h30 – O desfile está previsto para Buarcos (Avenida do Brasil) e os convidados são João Baião e Rosa Amélia

Carnaval de Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa e juntas de freguesia de Beato, Castelo, Lumiar, Madalena, Marvila, Stª. Justa, Stº Estêvão, S. Cristóvão/S. Lourenço, S. Paulo, Sé, Socorro e de São Nicolau, apresentam a 12ª edição do Desfile de Carnaval.

O desfile está marcado para terça-feira, dia 16 de Fevereiro. A concentração terá lugar na Praça do Município às 15h00, terá início às 15h30, percorrendo a Rua do Comércio, Rua da Prata e terminando na Praça do Rossio com um concerto da Gilbert´s Feed Band.

A animação fica a cargo do Chapitô, da Escola da Gaita-de-Foles da Casa Pia, dos Farra Fanfarra, dos Terranova e dos Tocándar.

Carnaval de Almodôvar

Com início previsto para as 14h30 de dia 16 de Fevereiro, o desfile de Carnaval de Almodôvar e contará com a presença dogGrupo Comparsa la Movida.

Todos os grupos de dez ou mais elementos que se desloquem a pé, terão um prémio de participação de 250 euros, enquanto os grupos de sete ou mais elementos, que se desloquem em carro alegórico terão um prémio de participação de 350 euros.

As inscrições de participação de grupos estarão abertas até ao próximo dia 12 de Fevereiro, e para os individuais até ao próprio dia do Corso.

Carnaval de Vila Real de Santo António

O Carnaval do Concelho de Vila Real de Santo António terá como habitualmente dois desfiles.

Datas: 14 de Fevereiro (domingo) – Vila Real de Sto António 16 de Fevereiro (3ª feira) – Monte Gordo

O tema dos desfiles será a 7ª Arte e o rei deste Carnaval algarvio é o músico Angélico.

Carnaval de Altura

Ali bem perto, na Altura, a Junta de Freguesia local e a Câmara Municipal de Castro Marim organizam os desfiles das tardes de 14 e 16 de Fevereiro.

O corso é composto por um desfile de oito carros alegóricos e centenas de figurantes que vão percorrer a Rua da Alagoa e a Avenida 24 de Junho.

Carnaval Ecológico na Zambujeira do Mar

O Zmar Eco Camping, na Zambujeira do Mar, está a preparar um carnaval ecológico.

Este ano, o Zmar oferece uma variedade de actividades alusivas ao Carnaval. Os visitantes podem participar no Peddy Paper , dar ao pedal num percurso de BTT, dançar no baile de Máscaras de dia 15 ou cantar no Karaoke.

A pensar nas crianças, o Eco Resort está a preparar de ateliers de construção de máscaras e acessórios de Carnaval, um desfile e karaoke. Neste caso preços variam entre os 10 euros para crianças alojadas e 15 euros para crianças visitantes.

Carnaval em Loures – EcoCarnaval

Continuando a diversificar o tema do Carnaval de Loures, para 2010 convidamos todas as pessoas a reflectir de um modo divertido, alegre e bastante ritmado por uma das maiores actuais preocupações da população – A Ecologia.

Neste desfile ecológico, em versão alegórica, iremos mostrar os elementos da natureza – Água, Ar, Fogo, Terra e o planeta solar com a Noite e Dia.

Para se divertir connosco, bastará que se dirija a Loures nas tardes dos próximos dias 14 e 16 Fevereiro de 2010.

Mas a animação do Carnaval em Loures começa no dia 13, com o tradicional baile de apresentação dos Reis deste Carnaval e, para continuar a folia, dia 15 realizar-se-á um dos bailes mais animados desta região, o famoso “Baile Trapalhão”, para o qual desafiamos cada pessoa a apresentar-se mascarada com o traje mais bizarro que consiga imaginar.

Nem o Carnaval em Loures poderia terminar sem a realização do famoso Enterro do “Ocarário XXXVII”, no dia 17 de Fevereiro à noite, onde será lido o testamento do Rei do Carnaval de Loures 2010.

Origem do Carnaval

Não faltarão motivos, fortíssimos, para  festejar o Carnaval, com muita música e alegria. Para quem já não se lembra, deixamos aqui um pequeno apontamento sobre a origem do Carnaval.

A palavra Carnaval tem origem no período da festa, que era chamado de Quaresma, também sinónimo de Entrudo. foi em 1252, que D. Afonso II registou esta festividade .

O Carnaval de hoje com desfiles e fantasias remonta ao século XIX. Os costumes destas festas foram-se mantendo e esta festa popular adaptou-se aos costumes e tradições de cada população.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]