As Mulheres de Gil Vicente

2880
As mulheres de Gil Vicente
As mulheres de Gil Vicente

O Teatro Casa da Comédia apresenta a peça ‘As Mulheres de Gil Vicente’, uma produção de Filipe Crawford-Produções Teatrais. A partir de hoje não perca esta viagem vicentina.

Gil Vicente foi um grande dramaturgo português, que deixou um grande espólio teatral. O seu trabalho constituiu sempre uma crítica muito forte à sociedade do seu tempo, evidenciando as ostentações e luxos característicos dessa época, reunindo em vários escritos o que de mais negro a sociedade escondia.

Nos seus textos muitas são as mulheres que os compõem. Encontramos facilmente pastoras, criadas, mulheres casamenteiras, nobres, entre tantas outras, que vão desde a rapariga mais pobre até à mulher mais rica. A diversidade de mulheres nas suas obras, bem como as diferenças sociais e culturais entre elas, é de tal ordem que tem todo o sentido uma peça centrada neste tema.

Por isso, o Teatro da Comédia apresenta a peça ‘As Mulheres de Gil Vicente’. Uma representação vasta dos diversos tipos de mulheres que abundavam na sociedade, e que se podem ainda encaixar nos tempos de hoje. Assim, a partir de um texto de Gil Vicente Filipe Crawford reproduziu as mulheres de Gil Vicente numa única peça.

Esta peça é também um musical, e conta com a participação de quatro actrizes, Catarina Matos, Fátima Pinto, Maria Arriaga e Sílvia Marques. Ao todo, estas actrizes interpretam nove mulheres de peças de Gil Vicente: Farsa de Inês Pereira, Auto da Feira, Farsa das Ciganas, Auto da Índia, Auto Pastoril Português, Frágua d’Amor, Auto da Sibila Cassandra, Auto de Mofina Mendes e Comédia Rubena.

A partir do dia 23 de Novembro pode ver a peça ‘As Mulheres de Gil Vicente’, no Teatro Casa da Comédia. Esta é uma produção de Filipe Crawford – Produções Teatrais, onde a sátira se mistura com o real no seio de nove mulheres criadas por Gil Vicente.

Classificação
A sua opinião
[Total: 3 Média: 2.7]