António Manuel Ribeiro na Guarda

949

O líder dos UHF vai estar na cidade da Guarda, no dia 29 de Março, acalmando, de certa forma, as saudades daqueles que ainda se recordam dos tempos áureos dos UHF.

Quem nunca ouviu falar dos UHF? Foram um marco na década de 80, simbolizando uma referência musical marcante durante muito tempo. ‘Cavalo de Corrida’ foi um desses notáveis exemplos que ainda hoje marcam o panorama musical quando se fala dos UHF, ou mesmo quando se menciona somente o nome de António Manuel Ribeiro. Sem nunca abandonar os UHF, António Manuel Ribeiro dedicou-se à aventura de dar início a um projecto a solo.

Os UHF, contam com largos anos de existência. A banda foi formada pelo próprio António Manuel Ribeiro decorria o ano de 1977, na Costa da Caparica. O primeiro disco da banda foi o lendário ‘Jorge Morreu’, em 1979. Mas, foi com ‘Cavalos de Corrida’, lançado três anos após a formação de banda, que os UHF alcançaram o seu mais estrondoso e inesquecível êxito.

O primeiro álbum a solo de António Manuel Ribeiro deu pelo nome de ‘Pálidos Olhos Azuis’. Muito tempo depois, cerca de oito anos mais tarde, nasce o segundo álbum de originais de António Manuel Ribeiro, intitulado por Sierra Maestra’. Porventura, serão os êxitos destes dois álbuns que António Manuel Ribeiro levará até à cidade da Guarda.

O disco ‘Sierra Maestra’ foi gravado entre Março e Maio de 2000, e na altura António Manuel Ribeiro contou com a participação de catorze músicos convidados, entre eles Renato Gomes (formação inicial dos UHF) e Alexandre Manaia (antigo elemento dos GNR e Bandemónio). É também de salientar que o tema ‘Podia ser Natal’, editado o seu original na colectânea ‘Espanta Espíritos’, na qual colaboraram Miguel Ângelo, dos Delfins, e Manuel faria, antigo membro dos Trovante, foi totalmente recuperado.

O espectáculo que António Manuel Ribeiro leva até à Guarda inclui 5 músicos que o acompanham no decorrer do espectáculo. O Auditório Municipal da Guarda, no dia 29 de Março, será o palco onde o criador de ‘Cavalos de Corrida’ irá expor as suas composições originais.

A solo, António Manuel Ribeiro, tal como enquanto líder dos UHF, parece ter demarcado bem o seu caminho com este ‘Sierra Maestra’. Certifique-se disso no dia 29 de Março!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]