Adeus Verão! Olá Outono!

3561
Adeus verão! Olá Outono!
Adeus verão! Olá Outono!

Pois é, acabaram os gelados na esplanada, o corpinho a bronzear ao Sol, os banhinhos de mar, a roupinha leve e fresca, o calor ao sair do trabalho. E eis que, quase sem aviso chega o Outono.

Chegou o Outono

De um dia para o outro, a temperatura desceu, vemos cada vez mais folhas a caírem no chão e no ar há um cheiro a mudança. Mas afinal o que é que muda?

Primeiro que tudo, as férias acabaram. Os mais jovens voltam à escola e os mais velhos aos respectivos empregos. As mangas das blusas e camisas descem e o material dos sapatos aumenta, porque os pés procuram agora a proteção que dispensaram durante a época quente.

E o mês eleito da estação, até pela proximidade fonética do nome, quer-se mesmo frio porque lá diz a sabedoria popular que “Outubro quente, traz o diabo no ventre”.

Como a Humanidade teve desde sempre a inclinação para datas, numa tentativa de controlar o próprio tempo, todas as estações têm dia e hora marcada para fazerem a sua aparição. Sempre de extrema importância foi a observação do Sol, de forma a elaborar os calendários para os momentos decisivos dos trabalhos agrícolas e os rituais religiosos.

A chegada do outonoA trajetória da Terra face ao astro-rei é designada de eclíptica. A 23 de Setembro, data do Equinócio de Outono, a declinação do Sol diminui e encontrando-se por cima do Equador, dá-se o fenómeno de nascer pela manhã exatamente a Este e pôr-se ao fim do dia exatamente a Oeste, contabilizando tantas horas de luz como de escuridão.

A palavra equinócio deriva do latim aequinoctiu, ou “noite igual” aequale = igual + nocte = noite.

Durante um ano dão-se dois solstícios e dois equinócios, o que permite dividir este período em quatro estações. Entramos agora no Outono, do latim: autumno e que para as civilizações mais antigas e para as comunidades rurais significa a época da colheita.

Segundo algumas religiões e crenças, este dia deve ser comemorado com uma festa, para que a fartura marque presença durante todo o restante tempo. O melhor é mesmo marcar um almoço com os amigos e parentes, onde sirva pratos fartos e ao meio dia festejem com uma garrafa de vinho.

Esta é a altura para mudança também no mundo da moda e da cosmética. Os grandes criadores e as marcas prestigiadas, lançam as suas coleções para a estação do frio. Para quem não dispensa estar bonita nesta estação do outono, o melhor mesmo é estar atenta às propostas.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]