O Hastear da 1ª Bandeira Azul da Europa 2000

1415
O Hastear da 1ª Bandeira Azul da Europa 2000
O Hastear da 1ª Bandeira Azul da Europa 2000
- pub -

O Hastear da 1ª Bandeira Azul da Europa 2000

A Campanha Bandeira Azul da Europa 2000 arranca hoje para o terreno, com o hastear da Primeira Bandeira Azul da Europa 2000. A cerimónia ocorre no Guincho.

Hoje, por volta das 11 horas, decorre a cerimónia do hastear da Primeira Bandeira Azul da Europa 2000 na praia do Guincho, em Cascais. Organizada pela Câmara Municipal de Cascais e pela Associação Bandeira Azul da Europa, esta iniciativa marca a chegada de um Verão que se prevê bem quente.

O hastear da Bandeira Azul em qualquer praia, porto de recreio ou marina revela a boa qualidade ambiental do local. A Bandeira Azul é uma iniciativa que tem como propósito incentivar a manter a boa qualidade das águas de banho, e ao mesmo tempo fazer com que as pessoas se consciencializem um pouco mais, em nome da defesa do meio ambiente. Numa primeira fase há a candidatura da praia a partir do preenchimento de um formulário, de seguida é feita a avaliação da praia e só depois, é que as candidaturas são avaliadas pelo Júri Nacional, ainda que seja só o Júri Europeu que dá a decisão final.

Chegada a época balnear, o banhista deve cuidar ao máximo da praia e manter a estrutura da mesma tão limpa como no primeiro dia em que a encontrou. É fundamental conservar e proteger as dunas e a sua vegetação, bem como evitar ruídos que possam perturbar as pessoas presentes na praia. Os banhistas devem também respeitar em qualquer circunstância as placas de sinalização e nunca levar os animais para a praia, pois estes acabam sempre por vir a poluir mesmo sem se aperceberem disso.

Das praias da linha de Cascais, apenas a da Rainha apresenta más condições para ser frequentada. Na zona Norte, as praias condecoradas com a Badeira Azul foram a de Caminha, Esposende,Viana do Castelo e Vila Nova de Gaia. Na zona Centro conte com as praias de Ovar, Murtosa, Ílhavo, Vagos, Mira, Cantanhede e Figueira da Foz. Grândola e Sines foram as praias com a Bandeira Azul no Alentejo, e em Lisboa/ Vale do Tejo as praias com Bandeira Azul são: as de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Peniche, Lourinhã, Mafra, Sintra, Cascais eAlmada.

. pub .

A região turística do Algarve, conhecida pelo seu elevado número de turistas, pode contar com Bandeira Azul nas seguintes praias: Aljezur, Vila do Bispo, Portimão, Silves, Albufeira, Loulé, Faro, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António. Este foi o conjunto de praias com as quais pode contar com uma boa qualidade ambiental, tendo sido efectuada a divulgação das praias galardoadas a 5 de Junho e o hastear da primeira Bandeira Azul, hoje, dia 17 de Junho.

- pub -

Todavia, e para que o seu Verão corra na melhor das perfeições, deve ter em conta o excesso de exposição ao sol, principalmente entre as 10 e as 16 horas, que são as horas de maior precaução. Escolha um bom protector solar adequado ao seu tipo de pele que deverá aplicar de duas em duas horas, sem nunca esquecer a devida aplicação quando sair da água.

O uso de chapéu e de óculos é imprescindível, tal como a permanência perto de sombras ou árvores para que se possa refrescar. Nunca se deixe dormir ao sol e nem ouse levar os seus filhos com idade inferior a três anos, a não ser que estejam sempre à sombra. Beba sempre muita água, ainda que lhe possa parecer que está hidratado. Não se esqueça que todos estes cuidados são sempre importantes, quer haja sol ou quer esteja o céu nublado.

Aproveite ao máximo o Verão com as devidas precauções e cuidados necessários, e trate das praias com o maior respeito e dedicação que merecem. Não se esqueça que a Bandeira Azul tem validade de um ano e que não se sabe as condições futuras. Por agora desfrute das belas praias que temos, mas com o máximo juízo e precaução para a sua pele. Aproveite este fim de semana e vá até á praia…

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -