Gunter Grass: nobel em Portugal

1678
Gunter Grass
Gunter Grass

Gunter Grass, o escritor alemão que ganhou o Prémio Nobel da Literatura 1999, está em Portugal. À chegada, admitiu que não esperava ser o escolhido pela Academia Sueca.

Gunter Grass, o vencedor deste ano do Prémio Nobel da Literatura, está, finalmente, em Portugal. O escritor tinha viagem agendada na passada semana, para inaugurar uma exposição no Algarve, mas foi obrigado a cancelar a visita, por causa de uma gripe.

Resolvidos os problemas de saúde, Gunter Grass chegou esta Quarta-feira ao Aeroporto de Faro. À chegada, o escritor, que pouco falou aos jornalistas, confessou que a atribuição do Nobel foi uma completa surpresa. De tal forma lhe custou a acreditar, que resolveu não desmarcar uma consulta que tinha marcada no dentista, e que já tinha sido adiada várias vezes! O escritor alemão admitiu também que chegou a apostar num autor chinês para Nobel da Literatura 1999.

O escritor, que viaja acompanhado da mulher, Utte Grass, procura agora o descanso que todos os anos o inspira, na casa que ambos possuem, na região de Monchique, em plena serra algarvia.

No dia 7, Gunter Grass vai até ao Centro Cultural de São Lourenço, em Almancil, onde fará a leitura de alguns capítulos do livro “O Meu Século”. Com edição portuguesa prevista apenas para Julho de 2000, “O Meu Século” é o mote para a exposição patente no Centro Cultural de Almancil. O livro tem 100 capítulos, um para cada ano do século XX. Para cada ano, Gunter Grass escolheu um acontecimento relevante e ilustrou-o com uma aguarela.

No Centro Cultural de São Lourenço, o Nobel da Literatura expõe 37 dessas aguarelas, a maior parte delas já vendidas, por valores que vão até aos 700 contos.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]