Conheça todas as particularidades dos canhotos

2258
No Mundo dos Canhotos
No Mundo dos Canhotos

Sabe o que têm em comum Fidel Castro, Bill Clinton, Picasso, Pelé, Einstein, Aristóteles ou Nicole Kidman? Não sabe? Todos eles são canhotos! E, Setembro é o mês do canhoto!

No Mundo dos Canhotos

Explicar o facto porque alguém é canhoto, contrariando a tendência ‘normal’ da pessoa ser destra, é algo complicado. Há quem afirme que a pessoa é canhota por razões hereditárias, mas há ainda aqueles que defendem que essa realidade se forma a partir do ambiente, numa fase em que a criança não tem qualquer preferência.

Ainda que estas teorias não tenham um fundamento específico, a verdade é que os pais canhotos podem influenciar, inconscientemente, os filhos, levando-os a utilizar mais frequentemente a mão esquerda na infância.

Indubitavelmente, quando um dos pais é canhoto há uma maior tendência para que também a criança o venha a ser, em especial se ambos os pais forem canhotos. Todavia, ambos os pais podem ser destros e o filho canhoto! E porque é que isto acontece?

Os destros

Os destros têm o hemisfério esquerdo do cérebro mais volumoso do que o direito, enquanto que no caso das pessoas canhotas não se registam grandes diferenças.

Esta é também uma das causas que leva a que a pessoa seja canhota, uma vez que o hemisfério esquerdo do cérebro, que controla o nosso lado direito, não apresenta diferenças de volume relativamente ao direito. Por isso, a probabilidade da criança vir a ser canhota é maior nestes casos.

Há quem diga que os canhotos não são inteligentes como os destros, mas isto não é de todo verdade. Podem ter ocorrido situações em que esse factor se veio a verificar, mas não nos podemos esquecer que não é correcto generalizarmos os episódios. Até porque, se pensarmos melhor, encontramos na história da cultura do mundo pessoas particularmente inteligentes e que eram canhotas.

Não nos podemos esquecer também que estes génios, ou qualquer outro canhoto, tiveram, e ainda continuam a ter, enormes dificuldades de adaptação num mundo feito a pensar nos destros, embora já se tenham registado alguns avanços nesta área com a incursão no mercado de objectos/utensílios vários para canhotos.

Os problemas dos canhotos começam logo muito cedo, ainda na escola primária. Todos os utensílios necessários são feitos a pensar exclusivamente em pessoas que utilizam a mão direita, o que obriga a uma necessidade de adaptação intensa.

Na escrita, desenhos, leitura, ou em qualquer outra actividade, nota-se a dificuldade dos canhotos, não necessariamente por falta de inteligência ou capacidades, mas sim por causa da dificuldade de adaptação a uma sociedade maioritariamente destra.

A realidade é que os objectos, utensílios gerais, e tudo o resto que nos rodeia, ou que utilizamos no quotidiano, executa-se a partir de um pensamento destro, e raramente tendo como ponto de partida um pensamento que privilegie ambas as situações.

Sentindo-se excluídos socialmente, em alguns casos, é imprescindível começar a pensar também um pouco nos esquerdinos. Se repararmos com atenção, as mãos têm uma grande simbologia social: cumprimenta-se as pessoas com um aperto da mão, na mão direita; o compromisso entre duas pessoas é celebrado a partir de uma aliança, na mão direita se for namoro, e na esquerda se for casamento.

Há também quem diga que se a palma da mão direita provocar comichão é sinal que vai receber dinheiro, mas se for a esquerda prepare-se para abrir os cordões à bolsa. Aliás, este é um dos ‘presságios’ mais conhecidos relativamente às mãos.

Em muitas culturas os canhotos são analisados de uma forma particular: os esquimós julgam-nos poderosos feiticeiros, e em Marrocos apelidam-nos de pessoas más e ruins, ou mesmo de demónios.

No budismo, por exemplo, o caminho para se alcançar o Nirvana está dividido em dois: o lado esquerdo é a forma incorrecta de se viver, para atingir a purificação total e da alma, o Nirvana, enquanto que o lado direito é que é o verdadeiro caminho para se atingir o estado de purificação máximo.

Portanto, é facilmente verificável que o lado direito do corpo, incluindo a mão, está sempre relacionado com as coisas boas da vida, enquanto que o lado esquerdo é a zona implícita à malvadez, ao azar, aos problemas em geral.

Os canhotos não têm a vida muito facilitada. Ainda assim, é importante compreender que não é pelo facto da pessoa ser canhota que é menos inteligente do que uma que é destra.

Longe da mitologia e das histórias que se contam por esse mundo fora, destros ou canhotos, ou mesmo ambidestros, são pessoas perfeitamente normais. Por isso, é imprescindível não pensarmos somente em nós mesmo, se formos destros, e analisar também as dificuldades que os esquerdinos passam diariamente.

Porém, e pelo sim pelo não, entre sempre com o pé direito quando precisar de ir a um sítio que seja importante no desenrolar da sua vida futura! Não tem nada a ver com as mãos, mas respeitar estas superstições, às vezes, é bem melhor do que ignorá-las!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]