A influência da Internet nas crianças, conheça melhor os perigos

1348
A influência da internet nas crianças
A influência da internet nas crianças

Compreender a influência da Internet nas crianças e quais os sistemas de filtragem apropriados foram os principais objectivos da conferência que decorreu no passado dia 9 de Setembro na Alemanha.

A influência da Internet nas crianças

A Fundação Bertelsmann levou a cabo a conferência sob o tema “Responsabilidade na Internet: Sistemas de Filtragem” organizada com o apoio da União Europeia e em cooperação com a ICRA (Associação de Classificação de Conteúdos Internet) na cidade de Gutersloh, na Alemanha.

Portugal esteve representado nesta conferência através do editor e autor do site português “Sítio dos Miúdos”, ficando também a cargo deste o desenvolvimento de uma postura de responsabilidade e respectivo desenvolvimento no nosso país face a esta temática.

Na Conferência foram apresentados genericamente os sistemas de filtragem já conhecidos e foram discutidos temas como a criação de mecanismos próprios para facilitar elaboração de modelos de filtragem para grupos socialmente relevantes, ao mesmo tempo que se iniciou a junção de uma rede de pessoas que estarão em contacto com organizações de relevo onde se desenvolvam especializações em sistemas de filtragem Internet.

As questões levantadas abordaram temas como: Como é governada a Internet ? Quem protege particularmente os menores dos conteúdos indesejáveis ? E como pode a liberdade de expressão ser assegurada, ao mesmo tempo?

A Conferência integrou-se no âmbito do projecto “Protecção de Menores e Liberdade de Expressão na Internet” no qual a Fundação já desenvolveu um modelo de auto-regulação de conteúdos na Internet.

Pretende-se com esta colaboração criar um conjunto de sistemas de filtragem internacionalmente aplicável e que permita seleccionar conteúdos que podem ser causadores de insegurança ou perigo. Estes sistemas serão concebidos por organizações representativas de todo o mundo e com reconhecidos valores sociais.

Tudo em prol da melhoria da qualidade educativa da Internet e da protecção das crianças neste mundo totalmente novo e ainda sem regras definidas.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]