A moda segundo os estilistas portugueses

2076
Estilistas portugueses
Estilistas portugueses

Na Praça FIL, em frente ao Pavilhão Atlântico, decorreram nos dias 7,8 e 9 de Setembro os desfiles de grandes costureiros nacionais. Lá dentro, na FIL, a moda residiu também nos cerca de 220 expositores, até ao dia 10 de Setembro.

Os estilistas portugueses

A Filmoda terminou! Este grande evento de moda, que juntou grandes nomes de costureiros nacionais e inúmeras marcas, umas mais recentes que outras, deliciou os presentes que tiveram oportunidade de se deslocar até à FIL.

Com o início do certame marcado para as 10 horas de quinta-feira, dia 7, e terminando às 19 horas, do dia 10, a Filmoda levou até si profissionais da moda, visitantes e ilustres individualidades que não quiseram deixar de conhecer as novas tendências para a Primavera/Verão do ano 2001.

A Filmoda teve nos seus pontos altos, para além da exposição permanente na FIL durante quatro dias, os desfiles dos costureiros Augustos, Tony Miranda, José Carlos, Paulo Matos e Manuel Alves/ José Manuel Gonçalves.

Desfiles que serviram para ficarmos a conhecer aquilo que de melhor as montras portuguesas vão mostrar durante este Outono/ Inverno, bem como as tendências para a Primavera/Verão 2001: cores como o laranja, verde, salmão, azul, vermelhos ou rosas, que se desdobram em tons ora suaves, ora fortes, escolhendo materiais como o linho, algodões, lãs frias, malhas muito finas e sedas.

As roupas primam mais pelo conforto do que pelo clássico, o ajustado em vez do comprido e o descontraído em vez do excessivamente curto. Alguma transparência dos materiais, confrontados com a textura vistosa dos tecidos, ou os lisos com pequenos estampados.

A moda Primavera/Verão 2001 segue a linha deste ano, transportando as culturas hippies, ciganas e orientais para as suas roupas. Muita cor, alegria, versatilidade e dinamismo, é o que se reservou para o ano 2001. No fundo, as cores apresentam-se sobre as mais diversas tonalidades, libertando um aroma alegre e jovial.

Dos expositores patentes na Filmoda ficou comprovado a diversidade de cor, os estampados e o estilo descontraido das peças de roupa, tanto para homem, senhora ou criança.

Os jeans com grandes dobras, motivos coloridos nas camisolas ou tops, ou os mais variados bordados, são algumas das sugestões apresentadas nesta Filmoda.

Aliás, no mesmo período que se realizou a Filmoda, é de realçar também a presença do Salão do Bebé na FIL, contando com muitos expositores de marcas nacionais e estrangeiras, que exibiram o que de melhor há na roupa, acessórios e brinquedos infantis.

Após quatro dias, o balanço foi considerado positivo. A Filmoda foi também marcada pelos desfiles diários da moda Expowear e pelo desfile dos finalistas do Civec, a encerrar os desfiles da Filmoda. Os bordados ingleses, as calças largas e amplas, saias pelo joelho, os tops muito minis e coloridos, vão ser peças essenciais no seu roupeiro para o próximo ano.

O regresso ao estilo adolescente, hippie e informal é o grande cenário da Primavera/Verão 2001, apresentado de 7 a 10 de Setembro, na Filmoda.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]