Lenços dos Namorados, uma promessa de amor

7352
Lenços dos Namorados, uma promessa de amor
Lenços dos Namorados, uma promessa de amor

Um simples lenço bordado, uma promessa de amor eterno e os laços estavam formados. Era assim que se namorava e se comprometiam os moços e moças casadoiras de Portugal.

Lenços dos namorados

Os lenços dos namorados, também designados como lenços marcados, bordados ou de amor eram uma tradição portuguesa que remonta aos séculos XVII e XVIII, tendo origem nas regiões do Minho, Alentejo e Açores.

As raparigas eram ensinadas desde cedo a bordar para que começassem o mais cedo possível a preparar o enxoval, e o lenço era amorosamente preparado durante as noites de serão no Inverno ou nos momentos livres do dia, tal como uma carta em que a rapariga expressava abertamente os seus sentimentos.

A tradição

Um elemento do traje domingueiro das raparigas da nobreza em idade de casar, durante os séculos XVII e XVIII, os lenços de linho colocados ao pescoço eram bordados a ponto de cruz com dedicatórias aos amados. Quando existia um compromisso entre os jovens, o lenço era entregue ao rapaz, que em caso de corresponder ao amor, colocava o lenço em redor do pescoço.

Sinal de compromisso de noivado

Já no século XX, durante os anos 40 e 50, as moças dos campos passaram também a adotar este sinal de compromisso de noivado. A rapariga usá-lo-ia ao domingo na saia ou no bolso do avental e mais tarde oferecê-lo-ia ao rapaz que amava como compromisso de amor e este passaria a usá-lo ao pescoço ou no bolso do casaco do fato domingueiro. As raparigas que não tinham pretendentes levavam o lenço preso ao cós da saia para que nos bailes algum rapaz o apanhasse e se iniciasse assim o namoro.

Lenços bordados

Bordados em linho ou algodão, conforme as posses das raparigas, as mensagens de amor eram escritas em verso e sempre acompanhadas de símbolos alusivos como corações, pombas, árvores da vida e da fortuna. Posteriormente iam sendo completados com bordados relativos ao casamento ou ao nascimento dos filhos e muitas vezes serviam como único elo de ligação entre os jovens casais separados por vicissitudes como a tropa ou a emigração.

Recuperação da tradição

Em Portugal um dos mais importantes trabalhos de recolha desta tradição tem sido levada a cabo pela Associação Cultural Recreativa e Musical de Aboim da Nóbrega (ACRMAN), desde 1986, com trabalhos de recolha, reprodução e divulgação dos Lenços de Namorados.

A tradição dos Lenços de Namorados é bastante significativa nas localidades de Viana do Castelo, Vila Verde, Telões, Guimarães e Aboim da Nóbrega, embora apresentando características de bordado diferentes.

Lenços dos namorados de Aboim da Nóbrega

Os lenços de Aboim da Nóbrega evidenciam-se pelos pontos de cruz vermelho e pela sua elaboração muito trabalhada, rigorosa e sofisticada. Os restantes, mais recentes, destacam-se pela explosão de cores vivas bordadas a ponto de cruz, pé-de-flor, crivo, cadeia e cheio, sendo que a característica fundamental consiste nos lenços apresentarem, além dos pontos e cores utilizadas, uma bainha ricamente trabalhada e com motivos diferentes de lenço para lenço.

 

Classificação
A sua opinião
[Total: 3 Média: 3.3]