Dia de Finados, conheça a sua origem e tradição

3369
Dia de finados, conheça a origem e tradição
Dia de finados, conheça a origem e tradição

Dia de Finados ou Dia dos Fiéis Defuntos é o dia criado para honrar e lembrar as pessoas que já faleceram. Esta homenagem é feita no dia 2 de Novembro.

A palavra finado é um adjetivo que qualifica algo ou alguém que finou, que chegou ao fim, que está morto. Por esse motivo, o Dia de Finados também é conhecido como Dia dos Mortos. Neste dia as pessoas vão aos cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos entes queridos que já morreram.

No início da história da Igreja, os cristãos rejeitavam totalmente a ideia de relação com os mortos. Nessa época, os mesmos acreditavam que as almas simplesmente ficavam adormecidas, até ao momento do julgamento final. Contudo, após a difusão do cristianismo, a religião acabou por assimilar certos aspetos de outras culturas.

A tradição do dia de finados

Acredita-se que a tradição do Dia de Finados tenha surgido a partir dos celtas, povos que acreditavam na vida após a morte e já tinham uma data fixa para homenagear e evocar os seus mortos.

Assim, os cristãos passaram a rezar pelas almas dos falecidos, acreditando que eles necessitavam de orações, para passar pelo processo de purificação conhecido como Purgatório. A partir do século V, a Igreja destinou uma data específica para esta pratica religiosa, embora tais preces não fossem uma prática muito corriqueira.

De fato, pode-se dizer que o grande responsável pela popularidade do costume de rezar pelos entes queridos falecidos foi o monge beneditino Odilo de Cluny, o qual determinou no ano de 998 que todos os membros da sua abadia deveriam realizar orações por essas pessoas.

Nascida na França, a tradição acabou por propagar-se por toda a Europa, até que o Dia de Finados foi oficializado durante o século XI, pelos papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX.

Já a fixação da data, dia 2 de novembro, foi estabelecida mais tarde, no século XIII.

Classificação
A sua opinião
[Total: 3 Média: 4.7]