Tradições de Natal no Mundo: a Ceia de Natal

4256
Tradições de Natal no Mundo: a consoada ou ceia de Natal
Tradições de Natal no Mundo: a consoada ou ceia de Natal

O Natal é uma das mais importantes festas do ano para todo o mundo Cristão. É uma altura cheia de tradições que remotam aos tempos mais antigos mas que foram sendo preservadas e mantidas ao longo dos tempos. Destas, a celebração da tradicional Ceia de Natal, ou Consoada, generalizou-se por todo o mundo.

As tradições de Natal

Desde as decorações e iluminações das casas mais exuberantes nos Estados Unidos, às grandes árvores de Natal espalhadas pelo Mundo, às iluminações e mercados de Natal nas ruas em Lisboa, até às tradições mais religiosas como a Missa do Galo, esta é uma época de festa, luz, alegria e convívio entre todos.

A tradição da Ceia de Natal no Mundo – Noite da Consoada

A tradicional Ceia de Natal chamada de Consoada, reúne à volta da mesa toda a família com os doces tradicionais e o prato que varia de país para país.

Descubra, numa viagem gastronómica à volta do Mundo quais os hábitos e os pratos principais da Ceia de Natal.

Ceia de Natal na Alemanha

Na Alemanha a ceia da Natal inclui carne de porco, ganso assado, javali e sopa. Na boa tradição alemã, os pratos de Javali apresentam-se em formato salsicha (mas também assado) e são comuns os tradicionais pratos com fortes temperos.

Ceia de Natal na Russia

Na Rússia evita-se a carne, enquanto na Jamaica há um grande uso de ervilhas.

Ceia de Natal na Austrália

Na Austrália, as festividades natalinas acontecem durante o verão, e é costume fazer a ceia de natal nas praias e em piqueniques ao ar livre onde é comum comer peru e como sobremesa pudim de ameixas.

Ceia de Natal no Japão

Como seria de esperar, os Japoneses celebram o Natal com sushi e sashimi.

Ceia de Natal na África do Sul

Na África do Sul, outro país do hemisfério sul, comemora-se o Natal também durante o verão e é comum fazer a ceia de natal em mesas colocadas do lado de fora das casas. O prato estrela é o arroz com passas e frutos secos, os legumes e a torta de carne moída.

Ceia de Natal no Brasil

No Brasil, as várias receitas que chegaram ao país com a colonização portuguesa são presença habitual na ceia de Natal incluindo as rabanadas e o pasteis de bacalhau, neste país chamados de bolinhos de bacalhau.

Ceia de Natal nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos não pode faltar o puré de batata (às vezes instantâneo) e o bolo de abóbora para acompanhar o perú.

Ceia de Natal em França e na Itália

Voltando à Europa, em França os “escargots” e as ostras são os protagonistas e em Itália desfrutam o bacalhau, acompanhado de massa, como seria de esperar.

Ceia de Natal em Portugal

Em Portugal, come-se o bacalhau cozido com couve portuguesa, cenoura, feijão verde e ovos. Também é costume comer peru, polvo e as tradicionais rabanadas.

Descubra aqui os pratos tradicionais desta época nas várias regiões portuguesas desde o Algarve a Trás-os-Montes.

Consoada – noite de alegria familiar

Mas seja qual for o prato e a ementa da Ceia de Natal, todas têm em comum o facto de reunirem as famílias em convívio e alegria e servirem para a troca de votos e em alguns casos presentes.

Mas não se esqueca de manter a etiqueta e boas maneiras, em especial para vai passar a Noite de Natal em casa de amigos ou no estrageiro. Descubra aqui as curiosidades e regras de etiqueta para a noite de consoada.

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 4.5]