Conheça as diversas modalidades da taxa de juro

1455
Modalidades da taxa de juro
Modalidades da taxa de juro

Umas das dúvidas mais comuns quando se contrata um empréstimo à habitação está relacionada com a escolha de uma das modalidades da taxa de juro. Variável ou Fixa?

Modalidades da taxa de juro

Taxa variável – A taxa de juro altera-se ao longo da vida do empréstimo, sempre que ocorre alguma alteração do indexante, normalmente a euribor. de 3 em 3 meses, de 6 em 6 ou de ano a ano, dependendo do que acordar com o banco, a euribor pode subir ou descer, com reflexos directos na sua prestação.

Taxa fixa – O cliente sabe à partida qual o valor da taxa de juro que vai vigorar até ao final do empréstimo. no entanto, no momento da contratação do empréstimo o valor da taxa de juro fixa é sempre mais alto do que a variável.

Na verdade, só no final do empréstimo poderá ficar a saber qual teria sido a melhor opção. na escolha entre uma ou outra opção tem de ter dois factores em conta: a expectativa quanto à evolução futura das taxas de juro e os encargos que quer ou pode assumir no imediato.

Caso opte pela taxa de juro variável, o banco não pode proceder à revisão do indexante com uma periodicidade diferente do prazo desse mesmo indexante. Ou seja, se contratou a euribor a 3 meses, o valor dessa taxa só pode ser revisto de 3 em 3 meses.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]