Quais as regras de etiqueta para servir um Chá

6199
Quais as regras de etiqueta para servir um Chá
Quais as regras de etiqueta para servir um Chá

A tradição do Chá das Cinco, está ainda muito bem vincada no nosso quotidiano. Conheça as regras de  etiqueta para servir um chá numa cerimónia cheia de requinte.

Ainda que, em Portugal não se tenha muito o hábito de obedecer ao ritual inglês do Chá das Cinco, esta é uma tradição muito antiga que obedece a certas regras.

Regras de etiqueta para servir um chá

Assim, é necessário escaldar o bule e de seguida colocar dentro deste, pacotinhos de chá que deverão permanecer durante algum tempo dentro do bule. Só depois é que se deve deitar a água a ferver.

Deve ter sempre por perto água quente para as pessoas que prefiram o chá mais fraco, pois a sua confecção deve ficar muito concentrada.

É também muito importante ter na mesa umas rodelas de limão e leite, pois existem pessoas que preferem tomar o chá com outros condimentos. O açúcar deve estar sob a forma de cubos e para o colocar no chá, deve possuir uma pinça no açucareiro e não a tradicional colher.

Deverá servir com o seu Chá das Cinco, salgados e doces. Pequenas sandes e pãezinhos, ou os típicos scones que são muito apreciados nestas ocasiões. Bolos, bolachas ou biscoitos é algo que jamais deve faltar num dos seus chás, bem como os populares doces. Todavia, não deve oferecer doces de colher.

Nunca misture doces e salgados no mesmo prato, e jamais pegue na chávena para beber o chá sem ter o pires.

Se pretende organizar um chá informal com as suas amigas  estas são as regras de etiqueta mínimas para que tudo possa correr na perfeição. Assim, poderá ser um anfitrião magnífico ou um requintado convidado.

Conheça também as regras de etiqueta para servir um cocktail.

 

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 4]