Conheça as regras de etiqueta á mesa, em refeições formais

12241
Regras de etiqueta na hora da refeição
Regras de etiqueta na hora da refeição

Vai muitas vezes a almoços e jantares de trabalho em sítios muito chiques? Não entre em pânico! No entanto, saiba que existem regras de etiqueta na hora da refeição indispensáveis em qualquer ocasião!

Regras de Etiqueta á mesa

Este artigo pretende ser útil para as pessoas que muitas vezes frequentam almoços ou jantares de negócios, ocasiões formais, e que necessitam de se deslocar a sítios onde a etiqueta é a regra de ouro.

Ainda assim, e embora existam situações que apenas se aplicam a locais demasiadamente formais, existem outras que devem ser seguidas à risca em qualquer situação, por uma questão de educação.

Ocupar o seu lugar

Quando entrar num restaurante não é muito ético sentar-se na primeira mesa vaga. É sempre conveniente esperar que o empregado venha indicar-lhe o seu lugar, que será tido em conta consoante o número de pessoas que forem almoçar ou jantar.

Postura ao sentar

Ao sentar-se, tente manter uma postura correcta, o mais direita possível, sem no entanto exagerar. Porém, também não convém sentar-se como se estivesse no sofá da sua casa. Seja discreta, mas mantenha sempre a classe e elegância!

Os talheres

Os talheres são sempre uma dor de cabeça para muitas pessoas. O uso correcto dos mesmos apenas implica que decore o seguinte: a sua utilização é feita de fora para dentro.

Se ainda assim tiver alguma dúvida, aproveite para esperar que alguém comece a comer e assim não terá que se sentir envergonhada.

Não custa nada, e acaba por ser bem mais seguro! Tome nota do seguinte: o empregado vai sempre servi-la pelo seu lado esquerdo e retirar a loiça pelo lado direito, por isso facilite o seu trabalho.

À mesa, você não deve falar muito alto ou rir com gargalhadas estridentes, pois isso pode incomodar as restantes pessoas que estão no restaurante. Não coma com os cotovelos na mesa, e antes de dar um golo na bebida tenha sempre o cuidado de limpar a boca primeiro.

Assim, não correrá o risco de deixar um pouco de comida no copo, o que acaba por não ser muito correcto. Atenção que deve dar pequenos goles, e nunca beber a bebida de uma vez só.

Os alimentos não devem ser cortados todos de uma vez.

Corte os alimentos em bocados pequenos, apenas à medida que os vai consumindo. Se a comida estiver muito quente aguarde um pouco, mas nunca comece a soprá-la pois isso é algo que não cai muito bem.

Quando estiver a comer não levante demasiadamente os cotovelos, demonstrando assim que está em apuros para cortar a comida. Ao comer, não faça barulhos incomodativos, e mastigue sempre os alimentos de boca fechada.

Atenção ao seguinte: não é você que vai à comida, mas sim esta que vai até à sua boca. Portanto, não se debruce em demasia para comer o que quer que seja, mas opte por levar o garfo ou a faca à boca. Não coma nada com as mãos, pois existem talheres para todo o tipo de alimentos que colocarem à sua frente.

Não deve limitar-se a comer! Vá falando em cada garfada, calmamente, mas apenas quando já tiver engolido os alimentos. Falar com a boca cheia é um verdadeiro pecado, e arruína de imediato a sua imagem!

Nunca comece a comer antes das outras pessoas que estão consigo à mesa, e quando a refeição terminar jamais acenda um cigarro ou charuto. Faça-o apenas se alguém tiver este gesto primeiro, e pergunte sempre às restantes pessoas se não se importam.

É uma questão de educação!

Se precisa de ir à casa de banho peça licença para se levantar, e não se retire de repente! Não ouse comer rápido demais, nem muito devagar, e tente acertar o ‘passo’ com as restantes pessoas.

Seja o mais discreta possível, e não leve o tempo todo a dizer muito bem ou mal da comida. Diga apenas quando tiver gostado de alguma coisa, mas faça apenas menção a isso uma única vez.

Possuir um pouco de etiqueta não custa absolutamente nada! Basta que você conheça as regras básicas, e depois é apenas uma questão de saber estar num determinado local.

O segredo é saber diferenciar se um sítio exige ou não regras de etiqueta á mesa mais complexas, e aí convém informar-se antes. Mas, regra geral, se for você mesma, moderada, agradável e serena, tudo correrá pelo melhor!

Classificação
A sua opinião
[Total: 7 Média: 4.4]