Coma com Requinte

4441

A forma como come o pão ou saboreia um prato de marisco, consegue revelar com exactidão o seu grau de classe e requinte. Aprenda as regras mais à frente.A forma como come o pão ou saboreia um prato de marisco, consegue revelar a sua classe.

Para comer uma vulgar sandes, não necessita de utilizar as regras que são exigidas para saborear uma alcachofra. Comer refinadamente num restaurante ou na casa de alguma pessoa menos chegada, obriga a que tenha que se comportar educadamente e com um pouco de requinte social.

Para tal, deve ter em conta determinados pormenores que, e embora não pareçam importantes, são verdadeiros reveladores da sua educação e do seu status social. Portanto, comecemos pelo pão. O pão deve ser partido aos bocados e não com a boca, tendo em conta que as migalhas devem cair dentro do prato. O pão pode ser comido antes da refeição, em jeito de entrada, com manteiga ou queijo ou pode servir de acompanhamento à comida que se está a digerir.

Quando se falar de mariscos tenha em atenção o seguinte: se o marisco for servido em prato de peixe comer-se-á com os talheres, pois virá adequadamente preparado para ser consumido assim. Se for um crustáceo de casca rija, a solução é comê-lo com um alicate próprio e com a mão.

As ostras ou os moluscos, como as ameijoas, devem ser comidos segurando a casca com a mão esquerda enquanto se retira o molusco com um talher, indicado para esse efeito. O peixe normal não tem nenhuma regra extraordinária, ainda que as espinhas só se devam ir separando à medida que se vai comendo.

Se lhe apresentarem alcachofras, verificará que também tem junto a elas um molho. Retirando uma folha de cada vez com os seus dedos, mergulhe a parte carnuda no molho e delicie-se. O resto que não comer deve ser colocado à beira do prato. Após localizar o coração, poderá verificar pequenos filamentos que só se devem raspar com a faca. Posteriormente encontra o coração da alcachofra, que para ser comido exige o recurso à faca e ao garfo.

Para comer frutos, deve-lhes saber retirar convenientemente a casca. Estes frutos necessitam da utilização de faca e garfo, devendo ser partidos em quatro. Após estarem partidos, segure cada bocado com o garfo e depois retire a casca com a faca. Frutos como bananas, melão, melancia, figos ou outros deste género, devem ser comidos sempre de faca e garfo.

Muita atenção ao seguinte: só deve ir descascando os pedaços do fruto à medida que o for comendo. Não é requintado estar já com o fruto todo descascado e partido, quando isto devia ser feito mais pausadamente. Uvas, ameixas ou frutos pequenos com caroços comem-se à mão, e o caroço deve aparar-se com a mão o mais discretamente possivel, para depois se colocar no prato.

Estas regras que hoje lhe deixamos não são nada de extraordinário, mas traduzem as bases das normas do requinte e do bom comportamento. Por isso, não ouse descascar uma banana num restaurante mais chique ou começar a partir o pão com grandes dentadas. Faça tudo o mais nobre possivel e leve sempre consigo a etiqueta e a educação, onde quer que vá…

Classificação
A sua opinião
[Total: 3 Média: 4.3]