Saiba como resolver pequenos problemas do seu automóvel

1225
Saiba como resolver pequenos problemas do seu automóvel
Saiba como resolver pequenos problemas do seu automóvel

É mais do que indispensável, é mesmo quase que uma extensão de nós próprios. Sem ele sentimos que a vida não tem sentido e quando nos falha, então a desgraça é total. O que fazer quando o carro teima em não pegar? Não hesite e meta as mãos à obra e resolva você mesma os problemas do seu automóvel.

Problemas do seu automóvel

Como mudar o pneu

Logo hoje que está mais atrasada chega ao estacionamento e o pneu está furado. Este problema requer alguma prática. Se o pneu furou a meio caminho, coloque o carro num local plano e certifique-se de que está travado.

Comece por colocar o macaco (não é nenhum animal de peluche dos que enfeitam o retrovisor mas um aparelho que lhe vai permitir levantar o carro) seguramente debaixo do veículo, bem apoiado para o permitir levantar.

Com uma chave de porcas alargue estas no pneu, mas sem as soltar completamente. Levante o carro com a ajuda do macaco e depois de alcançar uma altura suficiente, retire o pneu.

Coloque o sobressalente e aperte ao máximo as porcas. Desça o carro e aperte de novo as porcas, se necessário com a ajuda do pé sobre a chave. Simples não foi?

O carro não pega e agora?

De manhã, o carro tentou arrancar mas não conseguiu. Umas aceleradelas e agora é que não pega mesmo, para além de cheirar imenso a gasolina. Pois é, afogou o motor.

Se tiver tempo, a única solução é esperar um bocado para que a gasolina seque. Um truque pode ajudar. Com o carro desligado, leve o pedal do acelerador até ao fim.

Dê à chave até o motor pegar e depois solte o pedal muito levemente. Às vezes funciona, outras não.

Se estiver num local inclinado, este é um truque muito usado pelos mecânicos, engate o carro em terceira, mas desligado e deixe-o deslizar pela encosta.

Quando avançar um pouco, dê à chave até que ele pegue. Cuidado! Só deve fazer isto se estiver num local com pouca movimentação e acima de tudo seguro.

Bateria descarregada

Se o carro não pega também pode ser por ter a bateria descarregada. Esqueceu-se de desligar as luzes ou outro circuito eléctrico.

Aqui entra de novo alguma prática ou sabedoria. Vai precisar de um outro carro e de cabos de bateria. Ligue a sua à do outro carro, tendo em atenção os pólos de cada cabo e que o carro que vai fornecer a energia terá de estar ligado.

Quando o motor do seu carro arrancar, desligue a bateria auxiliar e faça um percurso tão longo quanto o possível de forma a que o gerador recarregue automaticamente a bateria.

Verifique o nível da água e do óleo

Para evitar problemas deve verificar a água da bateria e colocar-lhe sempre água destilada até um centímetro por cima das placas, mas sem que o líquido transborde.

Se tudo falhar, nada melhor do que pedir socorro a algum cavalheiro que passe por perto, ou chamar um reboque e seguir viagem nos transportes públicos. É a vida.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]