Planeamento de carreira profissional: etapas importantes

1677
Planeamento da carreira profissional.
Planeamento da carreira profissional.

No mundo do trabalho, as mulheres devem ser activas e, devem definir o percurso a seguir, na sua carreira profissional.

Planeamento de carreira profissional

Actualmente, as empresas de negócios tentam atingir, os seus objectivos a curto-prazo. O desenvolvimento progressivo do trabalho, que era considerado um importante elemento no processo empresarial, foi sendo substítuido por outras iniciativas. Todas estas alterações, tem um único intuito: atingir com grande rapidez a meta final e o lucro.

No mundo do trabalho, as mulheres devem ser activas e, devem definir o percurso a seguir, na sua carreira. Este processo pode ser contrariado pelos executivos que, ao se encontrarem no poder, detêm autoridade para travar o processo de emancipação profissional feminino.

Defina as suas etapas

As etapas que, de seguida lhe apresentamos são, especialmente, para si. A mulher que trabalha arduamente e, que procura o êxito numa carreira profissional. A primeira etapa é avaliar a situação actual, em termos pessoais.

Deve definir ordenadamente as suas prioridades, mas sem nunca se restringir, apenas às mesmas. As prioridades podem ser ao nível da saúde, responsabilidade por crianças ou idosos, localização geográfica e horas de trabalho.

A etapa seguinte, relaciona-se também com prioridades mas, no âmbito do seu trabalho. Deve-se ter em conta o local e horas de trabalho, as crescentes oportunidades de carreira, todo o aspecto financeiro, incluíndo as recompensas e, todos os benefícios que daí provêm.

O passo a dar em seguida, é criar um perfil das preferências de carreira, enquadrado com as suas necessidades pessoais. No campo particular e pessoal, questione-se a si mesmo, sobre:

  • Quais são as suas prioridades pessoais que, estão a ser prejudicadas, por causa do seu actual emprego?
  • Quanto tempo da sua vida pessoal, está disposta a comprometer pela sua carreira?
  • Tem alguns problemas de saúde ou limitações físicas que, possam interferir na sua escolha de carreira?
  • Tem algumas restrições a nível geográfico?
  • Qual o tipo de vida pessoal que pretende?
  • Que tipo de vestuário pode comprar?
  • Após este inquérito pessoal de introspecção, salte para um nível somente profissional:
  • Que tipo de trabalho ou profissão a interessa e lhe dá prazer?
  • Existe alguma posição específica que a interesse?
  • Quais são as suas necessidades de remuneração?
  • Que tipo de trabalho lhe vai dar essa remuneração?

Na próxima etapa, deve identificar e avaliar os seus atributos e as suas deficiências. Quando já os tiver memorizados e devidamente identificados, aprenda a salvaguardar os seus atributos e a melhorar as suas deficiências.

Desenvolva posteriormente, uma estimativa de custos, ou seja, quanto estaria disposto, a investir numa carreira. De acordo com essas possibilidades, deve iniciar novos hábitos de consumo ou de poupança.

Elabore minuciosamente, um plano de acção por escrito, para definir tarefas. Esse plano deve conter, de forma organizada, as acções que lhe vão permitir chegar às preferências de carreira e também, às suas prioridades a nível pessoal. Trace uma linha de tempo real, de forma a implementar o seu plano de acção individual.

Todas estas etapas, são importantes para o desenvolvimento de uma carreira. No entanto, todas elas se podem adaptar, quando necessário, a situações actuais ou desenvolvimentos inesperados.

Acima de tudo, deve ter a certeza de quais as suas metas e, aquilo que realmente deseja e ambiciona. Não faça nunca projectos que, não pode realizar, pois a queda pode ser muito grande.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]