O que a sua secretária revela sobre a sua personalidade

2381
O que a sua secretária revela sobre a sua personalidade
O que a sua secretária revela sobre a sua personalidade
- pub -

Se a sua secretária se apresenta limpa, arrumada milimetricamente ou com papéis por todo o lado, fotos e recordações, isso pode revelar muito sobre a sua personalidade.

A primeira referência que os seus chefes têm sobre si é a forma como arruma a sua secretária. Acredite ou não, esta é a imagem de marca que reflecte para os que a rodeiam e influencia a imagem que têm de si.

O aspecto que o seu cantinho de trabalho apresenta pode revelar mais sobre si do que a aparência profissional e o seu desempenho face às tarefas de que é incumbida.

Pode não parecer mas apenas com um olhar os seus chefes podem avaliar a forma como organiza o seu trabalho, pela quantidade de papel que a sua secretária apresenta, a forma como está organizado, a quantidade de fotografias que tem em cima da mesa, o material que ali está e até os recortes de jornal que personalizam o seu espaço. E as conclusões nem sempre são favoráveis.

Olhe bem para a sua secretária

Tem papéis espalhados por toda a mesa, a ponto de nem ser capaz de ver qual a cor do tampo? O material que utiliza abarranca as gavetas e quando algum colega precisa de algo já sabe que o pode encontrar consigo embora não haja um limite de tempo para o achar? A pasta dos assuntos pendentes está a abarrotar enquanto a dos assuntos resolvidos ainda conserva uma limpeza de nova?

Isto apenas vai dar uma ideia aos seus chefes: caótica. E não adianta arranjar a desculpa que uma mesa desarrumada é sinal de pessoa trabalhadora, porque essa já não pega. Esta forma de estar no seu local de trabalho leva qualquer pessoa a concluir que perde imenso tempo à procura de qualquer papel ou informação e que você é uma pessoa despistada, distraída e demasiado impulsiva.

- pub -
. pub .

A secretária assim ‘arrumada’ pode ser excelente para demonstrar a sua criatividade e as suas capacidades extrovertidas e expontâneas, mas não quando lhe é pedido um trabalho mais rotineiro e científico.

Uma secretária arrumada e sem um único papel à vista é essencial para os chefes que desejam pessoas organizadas e sérias, mas não está muito de acordo se o que lhe é pedido é imaginação e espontaneidade. E não pense que se é presa por ter cão e presa por o não ter. Uma secretária demasiado asséptica também pode dar ideia que passa o tempo em arrumações e pouco a trabalhar no que realmente importa e pode mesmo indicar um carácter maníaco.

Uma secretária sem qualquer marca pessoal, uma foto sua ou dos seus filhos ou mesmo do gato, um pequeno objecto dado pelas colegas ou com o qual tenha muita ligação, etc., indica que a pessoa em questão considera este apenas um ponto de passagem e não está envolvida no que ali é realizado. E isto pode levantar suspeitas aos seus chefes de que à mínima oportunidade irá mudar de emprego.

Por outro lado surgem aquelas secretárias que mais parecem uma casa de férias do que um local de trabalho. Ele são os adornos, as fotografias, as recordações, colecções de miniaturas e todos os bonecos promocionais dos hambúrgueres.

Mas afinal onde é que está o trabalho? Este tipo de pessoas raramente arranjam problemas e são indicadas para trabalhos que não requeiram responsabilidade. Pois é, são demasiado emotivas e infantis para confiar perante um problema ou para trabalhar com alguém sobre pressão.

Então como é que posso demonstrar a minha verdadeira vontade de trabalhar? Existem alguns erros que nunca deve cometer para não se expor demasiado. Arrume as suas coisas de forma prática e em sítios certos para poder encontrar rapidamente aquilo que procura quando tal for necessário.

Nunca coloque sobre a secretária fotografias demasiado íntimas, em biquini ou a dar beijos em várias pessoas. Estas estão bem para o seu álbum mas não para o local de trabalho. Mesmo as fotografias das pessoas que deseja ter mais próximo de si devem ser sóbrias.

Os objectos que a possam qualificar como pertencente a determinada vertente religiosa, cor política ou clube desportivo também são de evitar, para não colocar problemas aos seus colegas e não criar inimigos.

O melhor é optar por um meio termo, com uma secretária arrumada onde se note um toque pessoal mas sem exageros e sem dar demais a conhecer sobre si mesma. Procure o equilíbrio acima de tudo.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -