Mudar de profissão. Descubra oportunidades e aceite os desafios

2343
Mudar de profissão - desafios e oportunidades
Mudar de profissão - desafios e oportunidades

Não era propriamente esse trabalho com o qual ambicionava. A sua formação académica não foi essa, e estão muito longe ossonhos que tinha quando era adolescente. Então, porque não mudar de profissão?

Mudar de profissão

As pessoas que sonham em mudar de profissão são muitas mais do que aquelas que possa pensar! Muitas delas acomodam-se ao emprego, ao salário razoável que no final do mês recebem, ao bom ambiente no local de trabalho, embora os seus sonhos profissionais estejam muito longínquos da actual realidade.

A falta de incentivo e a escassa realização profissional, a desmotivação, os sonhos da adolescência, podem ser alguns dos motivos que levam alguém a mudar de profissão.

Independentemente de se ter ou não uma formação académica, a verdade é que os casos de pessoas que estão a executar tarefas que não lhe agradam particularmente é notório. Pessoas que acabam o curso numa determinada área e que trabalham num ramo oposto, ou indivíduos que por falta de prosseguimento dos estudos nunca chegaram a concretizar os seus sonhos.

Coragem de perseguir o sonho

Para qualquer uma destas situações existe uma solução: no primeiro caso é preciso coragem para abandonar o emprego de agora, enquanto que no segundo, e em prol de um sonho, é necessário começar novamente a longas horas de estudo.

De nada adianta estar a realizar um determinado trabalho que não lhe dá a mínima motivação. Levantar-se pela manhã já a pensar no sacrifício que vai ter que fazer até o relógio marcar a hora de saída não beneficia as suas funções laborais! Por isso, o ideal é recomeçar do zero, embora saibamos que para as pessoas com contas a pagar no final do mês seja uma situação complicada.

Não desespere!

Comece desde já a ver com atenção as bolsas de emprego, e procure um novo emprego na área que pretende! Assim, ao mesmo tempo que procura o seu sonho vai garantindo o seu actual emprego!

Adiar o momento de começar a realizar os seus sonhos profissionais vai fazer-lhe ainda pior! Do que adianta dizer ao mundo que sempre sonhou em ser veterinário, quando continua ainda a executar a sua função de administrativo?

O tempo passa a correr pelo ser humano, e o ideal é começar quanto antes a batalhar por aquilo que deseja. Estar sistematicamente a queixar-se, e continuar sem fazer nada por si, não o levará a lugar algum.

Todavia, saiba que esse culminar com o passado em busca da sua verdadeira vocação é um passo muito importante e que precisa ser ponderado. Imagine se você acha que “essa” é a sua vocação, e mais tarde constata que estava redondamente enganado?

Reflita bem

Antes demais, deve reflectir pausadamente sobre aquilo que realmente quer. Por vezes, o problema está apenas em mudar de ares do local de trabalho e não propriamente enveredar por outra área de trabalho ou profissão.

Lá porque não se sente realizado nesse emprego, isso não significa que em outro local de trabalho, com a mesma função, não se venha a sentir pleno.

Abdicar de tudo por causa de uma mudança radical pode ser um risco demasiadamente grande!

Você vai ter que passar precisamente pelo mesmo percurso que passou até então, com as mesmas dificuldades, necessidades de adaptação, tendo ainda que mostrar aquilo que vale, e que é uma pessoa merecedora de credibilidade e consideração perante os seus chefes.

Existe ainda uma questão fundamental quando se fala na mudança de trabalho. O facto de você já estar há algum tempo naquele local de trabalho possibilitou-lhe uma adição considerável no seu salário mensal.

Começar uma nova etapa

Ao começar uma nova etapa, você jamais pode esperar que esse seu novo emprego consiga cobrir os valores do antigo. Isso pode até acontecer, mas habitualmente esta situação não é verificável. Não se esqueça que você vai mudar de profissão e não somente de local de trabalho!

Mudando de profissão, você não terá experiência quase nenhuma nesse novo ramo e, por isso, não pode fazer largas exigências.

A verdade é que terá que se dar por satisfeito com as condições que lhe derem, pois ainda não teve oportunidade de mostrar o seu real valor. Estas e outras questões devem ser interiorizadas atempadamente para que não venha sofrer nenhuma decepção posteriormente.

Abraçe os desafios

Lembre-se que terá que começar precisamente do ponto de partida e que o trabalho vai ser árduo! Não vai ser fácil para si adaptar-se a um novo ambiente, a novas tarefas e a novos superiores, em especial se mantinha excelentes relações como todos estas áreas no seu anterior trabalho.

Quanto mais tempo passar sem procurar aquilo que realmente pretende, pior vai ser para si. A idade é um factor muito importante para determinadas funções e cargos, e a escassez dela ou mesmo a sua ausência não o vão ajudar de maneira alguma. Normalmente, a partir dos 30 ou 35 anos as coisas complicam-se bastante!

Procure quanto antes o seu sonho, mas não se esqueça das dificuldades e dos riscos que vai enfrentar por causa dessa mudança! Boa Sorte!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]