Criatividade no Trabalho

1132

Existem muitos factores que determinam se a pessoa é ou não uma boa profissional. Actualmente, há uma característica obrigatória na sua vida laboral: a criatividade.

Certamente, por esta altura, e ao ver o título deste artigo, está já esmorecida a pensar que não é nada criativa. Acredite que isso não é verdade! Há pessoas mais criativas que outras, é um facto, mas a criatividade é algo que se pode expandir. Leva o seu tempo, mas com alguma dedicação chegará lá. Trata-se, acima de tudo, de ser diferente, original, e fazer aquilo que até à data ninguém se havia lembrado! Simples? Claro que não!

Lógico que a tarefa não é fácil. Implica um conhecimento profundo da sua área de trabalho, e um pouco das restantes, alguma concentração, mas também muita atenção aos pormenores e detalhes, mesmo das coisas mais banais. Em qualquer coisa vulgar poderá encontrar a chave para aquilo que lhe propuseram no seu trabalho! Para isso terá que ter um espírito aberto e livre, ser muito perspicaz e atenta! Não se esqueça que actualmente já se inventou um pouco de tudo, e é preciso ser-se cada vez mais original, mas apresentando um trabalho de qualidade.

Independentemente da profissão em causa, a criatividade é sempre importante! Para tudo é necessário ter ideias originais, distintas das restantes, fundamentadas, com qualidade, um objectivo bem definido, e linhas bem traçadas. Só com algo deste género, verdadeiramente sólido, é que se consegue encontrar a chave para o êxito profissional. Tenha a sua mente sempre a funcionar, faça combinações, idealize cenários, por mais estranhos que lhe possam parecer, e pense naquilo que você gostaria realmente. Assim, será mais fácil chegar ao objectivo da sua criatividade.

Todavia, para se ser uma pessoa criativa é necessário ter uma enorme versatilidade, um lado multifacetado, quase de camaleão, que a permita aproximar-se de realidades distintas. Para tal, terá você também que ir ao encontro de coisas diferentes: se preferir só comédias, terá que ampliar os seu gostos também aos policiais e filmes de terror; se aprecia só música rock, terá que estar a par das últimas tendências em todas as outras vertentes, jazz, pop, reggae, música comercial, etc. Só lê revistas cor de rosa? Nada disso! A partir de agora, terá que ser especialista em todas as áreas! Sucintamente, terá que estar a par do que se passa no seu campo de trabalho, na concorrência, e nos sectores paralelos à sua profissão.

A criatividade encontra-se após o conhecimento de diversas coisas. Não precisa ser uma especialista, mas desde que saiba um pouco de tudo é já suficiente. Assim, e após o seu interesse por áreas totalmente opostas, verá que está a estimular a sua agilidade mental para um novo caminho até à criatividade. A sua mente despertará para outras realidades, dando-lhes novas ideias. Um inimigo da criatividade: a apatia. Aprenda a ser enérgica, e muito perseverante e a usar o mais possível todas as coisas que encontra em seu redor.

Nem sempre as suas ideias são as mais satisfatórias para os seus superiores. Não julgue que lá porque uma vez teve uma ideia brilhante à primeira, em determinada ocasião, que terá que ser sempre assim. Prepare-se para aceitar algumas críticas, uns quantos comentários contrários, pois nem sempre as pessoas vão concordar com a sua opinião. Saiba, por isso, recolher informações de várias pessoas, para que o resultado final possa agradar a todos. Aliás, é essa a intenção!

A criatividade é uma das características exigidas em qualquer trabalho. Mesmo que você não repare, será necessário utilizá-la em diversas ocasiões. Portanto, vamos lá abrir bem essas pestanas, explorar a mente da melhor forma, olhando o mundo e as coisas à sua volta de uma outra forma.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]