Calendário de plantação de árvores e arbustos

7285
Calendário de plantação de arbustos
Calendário de plantação de arbustos

Costuma dizer-se que no dia 25 de novembro no dia da Santa Catarina, “tudo ganha raiz”! O que podemos afirmar é que quanto mais cedo for feita a plantação de um vegetal, mais tempo as raízes têm para se desenvolver e melhor será o seu crescimento no primeiro ano.

Se se esqueceu desse pormenor, pense nas vantagens que os seus vegetais vão ter a nível de crescimento, se forem plantados hoje em vez de amanhã. O melhor período é quando se sentir motivado para plantar, quando tiver o tempo e o desejo de fazê-lo.

Não se esqueça que no primeiro ano, deve ter uma especial atenção á rega, mesmo em tempo frio deverá regá-las sempre que necessário.

Geralmente, é melhor escolher o dia da plantação quando as condições climáticas são boas. Se habita na montanha, deverá plantar ou muito cedo em setembro, outubro, ou na primavera depois da neve derreter.

Quando escolhe plantas pouco resistentes em relação ao clima da sua região, é melhor plantar na primavera para evitar o inverno. Este conselho aplica-se aos vegetais com folhagem persistente e ás plantas muito jovens.

As plantas em torrão ou em contentor

Ao contrário das plantas com raízes nuas, estas plantas não sofrem o stress da plantação. Podem portanto ser plantados em qualquer mês do ano.

É no entanto melhor evitar a sua plantação quando o trabalho no solo se torna quase impossível: no inverno quando o solo não descongela durante o dia, ou no período de seca quando o solo está demasiado duro.

As plantas trufeiras

Trata-se de plantas em torrões, o período de plantação é sensivelmente o mesmo que foi descrito em cima. É no entanto melhor evitar plantar entre junho e agosto para evitar qualquer stress hídrico á planta. Um sistema de irrigação por gota a gota permitirá estender este período.

As plantas com raízes nuas (sem terra, sem torrão)

As plantas com raizes nuas sofrem de um stress importante na plantação. Planta-se portanto quando estão em descanso vegetativo, o outono é o período de plantação ideal.

Para os vegetais com a folhagem caduca, este período começa quando as suas folhas tiverem caido completamente e antes do aparecimento dos novos rebentos. Para as plantas com a folhagem persistente, o período de plantação será restringido visto que não têm realmente descanso vegetativo.

Periodo de plantação dos bolbos

Existem dois períodos de plantação para os bolbos:

Os bolbos de floração primaveril (crocus, túlipa, jacinto…) deverão ser plantados no outono (setembro até ao inicio de dezembro). Terão assim todo o inverno para instalar-se e iniciar o seu desenvolvimento à chegada dos primeiros raios de sol.

Os bolbos de floração no verão (canna, dália, lírio…) deverão ser plantados de preferência na primavera. Se forem plantados no outono, poderiam ser maltratados pelas geadas do inverno e estaríamos a comprometer a sua floração.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 4]