Peixes de água doce – a escolha ideal para um mini-oceano

3508
Peixes de água doce - a escolha ideal para um mini-oceano
Peixes de água doce - a escolha ideal para um mini-oceano

A aquariofilia exige cuidados e alguma dose de conhecimentos. Uma escolha dos peixes de água doce mais adequados para montar o seu aquário é fundamental para a sua beleza e longevidade.

A escolha dos peixes de água doce para o seu aquário

Um aquário de água doce com espécies tropicais, terá o devido sucesso de acordo, com as espécies que escolheu para o preencher. A selecção deve ser cuidada e, é por isso, que lhe daremos algumas dicas.

Investigue acerca das espécies mais resistentes, pois estas são a sua melhor opção. O facto de ser inexperiente, poderá trazer consequências prejudiciais.

A instalação ou a manutenção do aquário, não deverá ser feita em torno de mudanças bruscas, quer seja ao nível da água, do amoníaco ou dos nitritos.

Portanto, evite espécies delicadas, e escolha as zebras, os gouramis, ou os mollies. Estas são espécies que vivem no mesmo ambiente, e assim as condições de temperatura, PH e alcalinidade, serão todas idênticas.

Nunca misture peixes de águas duras com peixes de águas calmas, ou peixes de PH elevado com peixes de PH baixo.

A incompatibilidade entre as espécies é um risco e, os problemas podem surgir. Assim, não escolha espécies agressivas. Adquira arlequins, e evite espécies violentas, como os ciclídeos.

Não misture peixes de espécies tranquilas, como os escalares, com os néones, que é uma espécie mais agitada.

Os comportamentos dos mais movimentados, podem perturbar os restantes.

Quando adquirir o seu aquário, escolha poucas espécies de início, para estudar a maneira como se movimentam e comportam.

Combine peixes que gostam de nadar ao fundo, como as corredoras, com peixes de centro ou de superfície, como os barbos ou os gouramis para manter equilibrada a distribuição dos peixes do seu aquário.

Mas se ainda não tem um aquário, veja aqui como montar o seu aquário.

 

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]