Tratar do pêlo do cão é tratar da saúde do seu animal de estimação

1970
Tratar do pêlo do cão é tratar da saúde do seu animal de estimação
Tratar do pêlo do cão é tratar da saúde do seu animal de estimação

O pêlo do cão deve ser cuidadosamente tratado. O bom estado do pêlo do seu animal, demonstra a forma como trata e cuida dele. O banho periódico, a alimentação saudável, e os cuidados com o pêlo, reflectem o bom aspecto do seu animal.

O pêlo do cão

O pêlo dos animais tem três funções essenciais:

  • a proteção ao meio que o rodeia,
  • a regulação da temperatura
  • a sensibilidade ao tacto.

A medula é a sua parte mais interna mas, é na raíz cuja essência é o bulbo piloso, que o pêlo se produz a partir de células epiteliais.

Crescimento do pêlo

O crescimento do pêlo, varia de raça para raça, ainda que cresça de forma cíclica. A alimentação, o stress, a temperatura, a influência genética e as hormonas, têm influências positivas ou negativas, no crescimento correcto do pêlo.

Na Primavera e no Outono, o pêlo cai para nascer outro, logo o período de duração do pêlo é normalmente de seis meses. Mas, existem dois tipos de pêlo, os protectores e os secundários. Os primeiros, têm uma textura áspera e formam a camada externa e, os segundos compõem a camada interna. Ainda assim, há cães que apenas têm um destes tipos de pêlo.

Tipos de Pelagem

Pêlo raso

Os pêlos rasos, típicos do Boxer, do Dálmata e do Dogue, não necessitam de grandes cuidados. Basta penteá-los de 15 em 15 dias, com uma escova de cerdas naturais e dar-lhes banho, três vezes por ano com um champô, que contenha ovo.

Pelagem curta

O Pastor Alemão, S. Bernardo ou Husky Siberiano, tem uma pelagem curta, apresentando os pêlos da camada interna um fraco desenvolvimento, relativamente aos da camada externa. Terá que os pentear uma vez por semana, com uma escova de borracha ou de cerdas naturais.

Para estes cães o banho deve ser tomado de dois a quatro meses, com um champô com um PH adequado para cães. Quando for a altura de mudarem o pêlo, devem ser penteados diariamente.

Pelagem semi-comprida

O Cocker ou o Golden Retriever, têm uma pelagem semi-comprida que deve ser penteada, com uma luva ou carda de modo a estimular a irrigação sanguínea. O banho, deve ser de dois em dois meses.

Pelagem comprida

Quando a pelagem é comprida como a do Yorkshire Terrier ou a do Collie, tem que se ter muito cuidado com os nós e, por isso o pêlo deve ser penteado todos os dias. O pêlo morto, deve ser removido todos os dias.

Textura do pêlo do seu cão

A textura do pêlo também deve ser tida em conta. Quando o pêlo é sedoso, fino e ondulado, detém pouca gordura e facilmente se electrifica. Portanto, precisa de um banho mensal e, ser penteado diariamente. Pêlos duros, com o tempo tornam-se macios, mas têm que ser penteados diariamente, e precisam de um banho de dois/três meses.

Trate do pêlo do seu cão e, sempre que possível, não se esqueça de o pentear, pois é algo que ele aprecia bastante e, assim a sujidade e os parasitas são afastados.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]