Saiba como cuidar dos pássaros no inverno

7735
Saiba como cuidar dos pássaros no inverno
Saiba como cuidar dos pássaros no inverno

O insuportável calor do Verão, findou. As pessoas começam a preparar o ambiente dos pássaros  para o inverno com a chegada do frio e chuva, que brevemente marcará a sua presença.

Mas, não só os humanos, se apercebem que o frio, está quase a chegar. Os pássaros sentem também o aproximar da estação do Inverno. As mudanças características desta fase, perturbam o nosso bem-estar, tal como o dos pássaros. O Inverno está a chegar e os pássaros, devem estar preparados…

Todos os pássaros já conhecem o tempo característico do Inverno, e preparam-se para o atravessar, nas melhores condições. Para trás, ficou o Verão, época da renovação das penas e, também a Primavera, a estação das ninhadas.

Durante o Outono e Inverno, a maioria dos pássaros permanece em repouso, pois é nesta época que, se preparam para a estação posterior. Os pássaros têm como que, um relógio biológico, que dá sinal quando o tempo de luz solar diminui e, põe a trabalhar os sistemas necessários para a sua sobrevivência, nestas condições.

Como quase todas as espécies domésticas de pássaros, têm a sua origem nos espaços quentes, elas sentem todas as modificações de temperatura ambiental, mas não conseguem sobreviver se, as mudanças forem muito bruscas. Assim, na época fria, deve dar o máximo de atenção e, prestar os devidos cuidados ao seu pássaro.

Em primeiro lugar, deve ter em atenção a colocação da gaiola. O ideal é perto de uma janela ou na varanda, onde os pássaros consigam apreciar a diminuição gradual da luz, para que o seu relógio biológico, comece a funcionar. Se eles não percepcionam a alteração, continuam com o “horário de Verão”. Esta falta de percepção causa problemas e, um possível esgotamento.

À noite, para proteger o seu pássaro do frio, deve cobrir a gaiola com um pano, deixando apenas um lado livre, para que o pássaro consiga ver um pouco da luz. O pano só é tirado quando o sol já estiver bem alto, não devendo a temperatura estar muito baixa. A proximidade da gaiola, junto aos aquecedores de casa é prejudicial, pois irradia uma temperatura demasiado alta.

O importante é o pássaro não ficar exposto à luz, ao calor directo ou às correntes de ar. A perda de plumagem na estação fria, acontece porque o pássaro recebe uma temperatura elevada, e vai eliminando as penas dispensáveis. Como posteriormente faz mais frio, o seu organismo, é obrigado a repor algumas.

Este é um processo extra para o metabolismo do pássaro, o qual tinha as energias guardadas para outras funções também necessárias à sua sobrevivência. Assim, o animal começa a ficar fraco e debilitado e, não consegue recuperar as forças fundamentais.

Para o seu pássaro atravessar bem o Inverno, deve ajudá-lo a manter o seu bem-estar total, incluindo o das penas. Para isso, o melhor é dar-lhe um banho diário, ou pelo menos duas vezes por semana, do qual ele certamente não vai reclamar. O banho deve ser dado só quando a temperatura do dia seja mais alta, e ao terminar, as penas devem ficar totalmente secas. Dê-lhe banho naturalmente, tal com faz no Verão.

Alimentação dos pássaros no inverno

A alimentação do pássaro deve ser diferente durante a estação fria. Deverá incluir mais nutrientes energéticos: aveia, sementes germinadas e de nabo, muita fruta, legumes e, alguns minerais. À água, também se podem e devem, juntar algumas vitaminas. No fim do Inverno, é conveniente misturar papas de criação, para estimular os órgãos reprodutores. Isto tudo para que, ele possa manter a temperatura do corpo equilibrada e, chegar forte e são, à Primavera.

Tenha em conta todas estas precauções, se quer manter o seu pássaro de estimação vivo e, cheio de energia. Verá como o conforto dele, a fará sentir bem também a si.

Classificação
A sua opinião
[Total: 3 Média: 4]