Quatro Amigos de David Trueba da Editorial Presença
Quatro Amigos
A história de uma viagem de quatro amigos é o relato que pode encontrar neste livro da Editorial Presença. Uma viagem que nem sempre correu como o esperado.
Espanha serve de cenário para a conturbada viagem de quatro amigos, decididos a queimar os últimos cartuchos de uma juventude que terminou. Numa história com pinceladas de ‘road-movie’, os quatro protagonistas, todos na casa dos vinte e muitos, partem juntos para as férias mais desorganizadas das suas vidas.
Eles falam, discutem, bebem, riem e, à medida que a novela avança, vão revelando a história íntima de cada um deles, todas as suas amargas experiências: das traições aos equívocos, e das frustrações a uma certa mediocridade que não podem, nem querem ultrapassar.
O mundo deste personagens é concreto, real, quase palpável: a história é agridoce, umas vezes dotada de uma súbita ternura, outras extraordinariamente divertida, outras ainda de um rancor e amargura inesperados. Este sentimento negativo de um amargurado rancor às partidas que a vida faz emana de um relato, o que evita que algumas passagens da obra se possam qualificar de hilariantes.
Natural de Madrid, David Trueba, o autor do livro, é irmão do realizador de cinema Fernando Trueba, daí a forte influência cinéfila constatada no livro. Colaborou para diversos media, trabalhou como argumentista, e o seu primeiro romance de ficção foi lançado há seis anos: ‘Abierto toda la noche’.
Só em 1999 é que viria a lançar este ‘Quatro Amigos’, livro que chegou à 6ª edição em Espanha num período inferior a um ano. Um livro repleto de emoção, ironia, dinamismo, e muitos episódios que originam profundas reflexões, é o que pode esperar deste ‘Quatro Amigos’, lançado pela Editorial Presença.