Anedomia de Marc-Louis Bourgeois

1516
Anedomia - O não prazer e a psicopatologia
Anedomia - O não prazer e a psicopatologia

Anedomia – O não prazer e a psicopatologia de Marc-Louis Bourgeois da Climepsi

Anedomia

De Marc-Louis Bourgeois, ‘Anedomia- o não prazer e a psicopatologia’ é um livro que aborda o problema da falta de prazer, a partir de inúmeras reflexões e pesquisas do autor.

O prazer é algo que faz parte do ser humano ou, pelo menos, assim devia ser. Porém, são muitas as pessoas que não experimentam essa realidade, motivadora de sensações agradáveis e, em tudo, intensas. Diz-se que as pessoas que vivem na ausência desta experiência são vítimas de um problema – Anedomia.

Marc-Louis Bourgeois, autor deste livro, é psiquiatra, professor de Psiquiatria e de Medicina dos Comportamentos na Universidade Victor-Segalen de Bordéus. No desfolhar das páginas do livro é de salientar o interesse em estudar este problema partindo de diversas especialidades, como a psicobiologia, a psicopatologia, a clínica humana, o comportamento animal, ou a psicofarmacologia.

O estudo da Anedomia é algo que obriga a uma pesquisa intensa e detalhada, pelo facto deste problema ser encontrado em diversas áreas. De referir, por exemplo, que a Anedomia se encontra num estado em que é registada uma depressão, e que a própria acaba mesmo por ser um dos factores que permite a veracidade de um diagnóstico depressivo.

Em casos de esquizofrenia, em perturbações da personalidade, nos comportamentos alcoólicos, ou em situações de toxicodependência, a Anedomia constitui uma das principais características humanas em casos deste teor. Não só no aspecto clínico e experimental, o livro de Marc-Louis Bourgeois foca também o lado filosófico, teórico e histórico da Anedomia.

O livro ‘Anedomia- o não prazer e a psicopatologia’ é especialmente dirigido a psiquiatras, psicológicos clínicos, psicanalistas e investigadores. Desde a primeira vez em que se ouviu falar deste conceito, por Théodule Ribot, até aos dias de hoje, a verdade é que o conhecimento nesta matéria tem evoluído bastante.

Um livro da Climepsi Editores que foca um assunto tão comum nos dias de hoje!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]