Ao Virar dos Trinta de Mike Gayle da Editorial Presença
Ao Virar dos Trinta
Da autoria de Mike Gayle, este livro é a história de um homem que ao atingir a idade dos trinta se vê confrontado com inúmeras reflexôes sobre a sua vida.
Matt Beckford é o personagem central de ‘Ao Virar dos Trinta’, livro lançado pela Editorial Presença. A história centra-se em torno deste homem, Matt Beckford, que se encontra perto da altura comemorativa dos seus trinta anos. Mas, se esta devia ser a idade em que a estabilidade devia ser alcançada, a verdade é que as coisas não são assim tão simples.
Trinta anos é a idade quase mítica com a qual Matt sempre sonhou. Supostamente, devia ser este o período que revelaria a este homem todos os traços inseridos naquilo que se denomina por maturidade. Matt imaginava também comemorar os seus trinta anos com uma companheira ao seu lado, mas Elaine, mulher com quem vivia há alguns anos, acabou de terminar aquilo que Matt julgava ser uma relação estável.
Perante tamanhos sonhos que agora parecem não se concretizar, Matt decide partir de Nova Iorque, local onde habita há já algum tempo, para rumar até Birmingham, terra natal. Aí, reencontra novamente a casa dos pais, o quarto de solteiro, os seus amigos de infância, deparando-se com realidades distintas da vida de cada um deles.
O livro ‘Ao Virar dos Trinta’ é uma permanente viagem ao passado, um constante desfile de imagens de outrora, que assolam a vida de Matt. Mas, o livro é também o acordar para a vida e a constatação de que os sonhos nem sempre se realizam como o seu mentor os idealiza.
Escrito de forma cativante, ‘Ao Virar dos Trinta’ é levado até ao leitor na primeira pessoa para transmitir uma aura bem mais intimista e próxima da própria ficção do conto. Não é um drama, mas também não é uma comédia. Digamos que Mike Gayle soube captar na perfeição o sentido da história, sem exagerar na categoria da mesma.
Freelancer, Mike Gayle foi editor de moda, e contribuiu também ao longo da sua carreira com artigos para diversas revistas, como a Cosmopolitan e a Sunday Times Style. Após ‘A Namorada dos meus Sonhos’, e ‘Uma Proposta de Casamento’, segue-se agora ‘Ao Virar dos Trinta’. Um livro da Editorial Presença que a vai, deliciosamente, embalar!