Mundos de Fronteira de Ilse Polack

1677
Mundos de Fronteira
Mundos de Fronteira
- pub -

Mundos de Fronteira de Ilse Polack da Editora Cotovia

Mundos de Fronteira

‘Mundos de fronteira’ é um conjunto de ensaios onde são apresentados os principais lugares e figuras da Europa Central. Os ensaios do presente livro, segundo a autora Ilse Pollack no prefácio, ‘têm como objecto momentos vários do que foi a história cultural, hoje adormecida, da Europa Central e de Leste, ou um seu sonho deste século, interpretado através de textos literários de uma plêiade de autores que viveram e ajudaram a configurar esse sonho.’

Trata-se de uma viagem que começa na Galícia, com a família de Karl-Emil Franzos que foge à inquisição até se instalar definitivamente na Polónia, continua com Joseph Roth, até à Áustria, segue depois para Praga com Kafka, passa por Trieste com Scipio Slataper, chega a Viena com a Viscondessa Amélia de Sousa Carvalho, e termina em Budapeste com Milo Doroslavac, onde nos são apresentadas as biografias e bibliografias dos autores referidos, como se de um álbum de família, coberto de imagens, se tratasse.

Aqui, a reportagem confunde-se com a lenda, o ensaio a crónica ou mesmo a ficção, perdendo-se o leitor num mundo passado mas bastante actual para todos os que se interessam pela literatura.

São figuras trágicas, alguns bastante breves, mas todos eles deixaram um cunho muito pessoal na literatura da sua época, embora alguns já não sejam recordados hoje em dia, ao passo que outros se tornaram verdadeiras lendas.

O presente volume chega aos leitores portugueses pela Editora Cotovia, e conta com a tradução e prefácio de João Barrento.

- pub -

Ilse Polack nasceu em Leibnitiz, na Áustria, e doutorou-se em Filologia Romãnica com uma tese sobre Alfred Jarry. Viveu em Portugal entre 1976 e 1984 e actualmente é docente de Literatura Portuguesa na Universidade de Viena e colaboradora de várias revistas e jornais no espaço de língua alemã.

É ainda autora de um livro de ficção sobre figuras portuguesas (Fado, Lebensbilder aus Portugal – Fado, vidas portuguesas). Desde há décadas que escreve sobre a realidade cultural da Europa Central, que conhece a fundo.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -