Medidas e recomendações

1394
Medidas e recomendações

Medidas e recomendações para a conciliação entre a vida profissional e a vida familiar de mulheres e homens Medidas e recomendações

Integrado no Projecto Para uma Sociedade Activa esta brochura, como é referido no preâmbulo: "é o resultado das numerosas sugestões das testemunhas ouvidas, as quais se pretende fazer chegar não só junto das instituições políticas competentes como também das organizações da sociedade civil e dos meios de comunicação social, de forma a que, todos, contribuam para a tomada de decisão aos vários níveis dos poderes públicos".

A brochura é o resultado das sessões que decorreram sob a égide do Projecto referido, e que tiveram lugar através de audições públicas na Biblioteca Municipal de Ovar e na Sala do Senado da Assembleia da República, no ano de 1998.

Através destas sessões, foi possível compilar neste caderno os principais obstáculos para a conciliação da vida profissional e familiar, como a socialização e os papeis estereotipados tradicionalmente atribuídos, a falta de estruturas para apoio a crianças e deficientes, uma cultura de competição entre os sexos e as diferentes formas de discriminação ainda existentes em muitos sectores.

Ao mesmo tempo, foram propostas medidas e estratégias em várias áreas e níveis, para o que se pede uma nova forma de visão e de abordagem, com um olhar revalorizador sobre a vida privada e deverá questionar os estereótipos que ainda grassam no nosso país.

As alterações propostas passam pela educação, uma nova organização do trabalho, com a eliminação de todas as formas de discriminação, uma maior protecção na maternidade/paternidade e o repensar da própria cultura política.

Na brochura, editada pela GRAAL, pode ainda encontrar passagens dos testemunhos que foram apresentados nas sessões e os diferentes projectos desenvolvidos, e a desenvolver, de forma a incrementar cada vez mais a divisão de tarefas no casal e a mudança de mentalidades no nosso país.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]