Inicio Pessoas As nossas crónicas Crónica: Da Universidade Moderna à Gomes Freire

Crónica: Da Universidade Moderna à Gomes Freire

Cronistas da MulherPortuguesa
Cronistas da MulherPortuguesa

O ensino superior cresce a olhos vistos. Desde as universidades públicas, aos politécnicos, escolas superiores, até se chegar às universidades privadas. Referir nomes de entidades não será necessário, porque hoje apenas nos interessa uma. Modernices à parte, e o Reitor José Júlio Gonçalves da Universidade Moderna foi mesmo detido…

Da Universidade Moderna à Gomes Freire

O processo teve a sua data de nascimento logo no início de 1999, quando surgiu um relatório do Serviço de Informações e Segurança-SIS, com informações menos respeitáveis sobre as condutas legais e financeiras da Universidade Moderna.

O caso na altura foi tão comentado, que surgiram divergências na investigação, originado mesmo o pedido de demissão de Fernando Negrão, o Director Geral da Policia Judiciária.

Divergências à parte e parecia que as chamas que acendiam este caldeirão de contas e números, se estava a extinguir aos poucos. Mas, parece que o desejo não significava a realidade e ontem, ao fim da tarde, enquanto muito descontraidamente desfilava pelos distintos caminhos do Cascais Shopping, eis que o Reitor da Universidade Moderna foi detido pela PJ.

De facto, desde há um ano para cá muito se falava desta polémica mas, como rosto de uma instituição de ensino superior privada, é um pouco inadmissivel que alguém de tal porte venha atribuir este exemplo aos discípulos da casa. A Universidade Moderna não perdeu, temporariamente ou não o seu Reitor, como também o Vice Reitor, José Vitoriano e os dois filhos do Reitor, João e José. E assim, se destrói uma famíla…

Ao que consta cerca de mais 16 pessoas são consideradas arguidas neste duradouro processo, que tem como essência e principais motivos da detenção: burla, gestão danosa, tráfico de influências e fuga fiscal.
Proveniente de Pampilhosa da Serra, o Reitor da Universidade Moderna, nunca julgou que após ter construído e lapidado um curriculum muito positivo, poderia alguma vez vir a ser convidado a passar a noite, na Zona Prisional da PJ, mais propriamente na Rua de Gomes Freire.

José Júlio Gonçalves, o homem que esta semana está na moda, tem 71 anos e possibilitou o nascimeno de três novos seres no mundo. Doutorado em Ciêncais Políticas na Universidade de Madrid e desde a fundação da Universidade Livre, o Reitor tem vindo a dedicar-se por completo à Universidade Moderna. É perfeitamente compreensível a dedicação à instituição, mas permita-me que lhe diga Magnânimo Reitor: tanta dedicação é um pouco demais..

As universidades privadas recebem quantias indescritiveis todos os meses, e parte delas provêm das pessoas que por lá estudam ou passeiam, consoante o caso. Se a dita geração é rasca o que diremos, com este brilhante exemplo entre outros que não vale a pena referir, das gerações passadas. Reflictam sobre isto…

No dia em que, estava marcada a inauguração para a entrega dos diplomas dos licenciados, o negro era a cor predominante. Certamente, as capas fizeram justiça à sua cor, num fatídico dia em que o luto pintou a Universidade Moderna…

As capas fizeram justiça à sua cor, num fatídico dia em que o luto pintou a Universidade Moderna…

Cronista da Mulher Portuguesa: Ana Amante

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]
Exit mobile version