Inicio Lazer Sugestão de leitura Renascimento Privado de Maria Bellonci

Renascimento Privado de Maria Bellonci

Renascimento Privado
Renascimento Privado

Renascimento Privado de Maria Bellonci da Editorial Presença

Renascimento Privado

Isabella d’Este chega a Mântua com dezasseis anos, noiva de Francesco Gonzaga, pouco antes de se desvanecer o sonho de um equilíbrio pacífico em Itália. Pintores, músicos, filósofos, e imperadores, o livro “Renascimento Privado” abre-lhe as portas a este mundo.

Arquitectado ao longo de trinta anos de árdua investigação, “Renascimento Privado”, da Editorial Presença, é um romance magnífico e sumptuoso que concilia a riqueza da documentação e da reconstrução históricas com a vertente mais autêntica e intuitiva da criação literária. A escrita, concreta e alusiva, evocadora de ambiências, envolve, com o seu manto de poeiras romanescas, figuras e acontecimentos históricos- de Leonardo a Rafael, de Maquiavel a Pico della Mirandola, entre muitos outros pintores, poetas, músicos, filósofos, reis e imperadores.

Na narrativa refulgem as majestosas cintilações de uma época esplendorosa, profícua em contrastes, matizam-se as subtilezas dos tons, carregados, vivos, suaves, entretecidos nesta complicadíssima tapeçaria, onde se vão desenhando amores, paixões, medos, rivalidades, astúcias, segredos, cumplicidade, solidões, destinos.

Isabella d’Este chega a Mântua com dezasseis anos, noiva de Francesco Gonzaga, pouco antes de se desvanecer o sonho de um equilíbrio pacífico em Itália e no início de um longo período marcado por contínuas invasões estrangeiras. No tumulto das reviravoltas, rupturas e alianças entre os pequenos Estados italianos, será Isabella, Marquesa de Mântua, quem terá, em suas mãos, a defesa daquela cidade.

“Renascimento Privado” é o último, e talvez o mais belo, de todos os livros de Maria Bellonci, agraciado, em 1986, com o prémio Strega, que narra a autobiografia de uma mulher extraordinária, que reflecte, nos seus múltiplos cambiantes, o profundo amor que Bellonci sempre dedicou ao estudo do Renascimento e nos permite saborear essa inexaurível substância própria dos livros verdadeiros.

Maria Bellonci é autora de vários romances históricos, e contam-se, entre as suas últimas obras, Marco Polo, publicada em 1984, e Renascimento Privado, em 1985. Viria a falecer um ano depois, e seria póstuma a homenagem- o Prémio Strega – a uma carreira brilhante no campo da investigação da época renascentista italiana, tão rica e profusamente colorida.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
Exit mobile version