Inicio Lazer Sugestão de leitura O Livro de Saladino de Tariq Ali

O Livro de Saladino de Tariq Ali

O Livro de Saladino de Tariq Ali
O Livro de Saladino de Tariq Ali

Tariq Ali, autor das famosas obras As Sombras da Romãzeira e Redenção escreveu mais esta fabulosa história com o título O Livro de Saladino, publicado agora entre nós pela Europa-América.

O Livro de Saladino

Uma história medieval, mas que se revelará estranhamente familiar. Uma sedutora história que tem como palcos o Cairo,Damasco e Jerusalém do século XII

Tariq Ali, autor das famosas obras As Sombras da Romãzeira e Redenção escreveu mais esta fabulosa história com o título O Livro de Saladino, publicado agora entre nós pela Europa-América. Uma história medieval, mas que se revelará estranhamente familiar.

Uma sedutora história que tem como palcos o Cairo, Damasco e Jerusalém do século XII. Esta é a biografia ficcionada de Saladino, sultão do Egipto e da Síria e o mítico libertador de Jerusalém.

Ibn Yakub é um escriba judeu que tem como missão relatar a vida de saladino. Para isso, recolhe os depoimentos dos membros da corte, incluindo as mulheres e os serviçais, o que resulta numa crónica rica e vibrante, numa série de vozes entrelaçadas e histórias cheias de calor, convicções fortes, humor e paixão, E, no coração da intriga, um caso de amor entre a mulher favorita de Saladino, Jamila, e a bela e enigmática Halima, a mais recente aquisição do harém.

A queda de Jerusalém para a Primeira Cruzada, em 1099, surpreendeu o mundo do Islão, então no auge do seu esplendor. Damasco, Cairo e Bagdad eram cidades enormes, cuja população ultrapassava os dois milhões – uma avançada civilização urbana numa altura em que os cidadãos de Londres ou Paris não atingiam os cinquenta mil. Em Bagdad, o califa ficou bastante abalado com a facilidade com que as hostes bárbaras levaram a melhor sobre os exércitos do Islão. Aquela iria ser uma longa ocupação.

Salah al-Din (Saladino aos ouvidos ocidentais) foi o guerreiro curdo que reconquistou Jerusalém em 1187. As principais personagens masculinas desta história estão baseadas em figuras históricas.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
Exit mobile version