Inicio Lazer Sugestão de leitura Gabriela Cravo e Canela de Jorge Amado

Gabriela Cravo e Canela de Jorge Amado

Gabriela Cravo e Canela
Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela de Jorge Amado da Publicações Europa América

Gabriela Cravo e Canela

‘Gabriela Cravo e Canela’ foi um dos maiores êxitos de Jorge Amado. As roças de cacau, a sensualidade de uma mulata, Gabriela, o abismo entre ricos e pobres são os pilares desta obra.

Escrito em 1958, ‘Gabriela Cravo e Canela’ foi um dos romances mais emblemáticos de Jorge Amado. Como pano de fundo encontramos o amor de uma mulata, Gabriela. Um amor que surge da própria liberdade primitiva de amar, do desejo de gritar bem alto tudo o que lhe vai no íntimo.

Gabriela é, por isso, uma das personagens eternas e míticas que Jorge Amado criou.

O romance tem como cenário Ilhéus, brindado pela sensualidade da mulata Gabriela. Corre o ano de 1925, e em Ilhéus começam a desenvolver-se as roças de cacau, a terra prometida e verifica-se uma alteração dos costumes.

O contraste entre o primitivo e o modo como a cidade progride origina novas formas de estar e viver: trabalhadores, ricos e novos ricos habitam neste mesmo espaço que é Ilhéus.

Jornalista, romancista, cronista, licenciado em Direito, fundador de várias publicações, e colaborador em diversos órgãos de imprensa, Jorge Amado demonstrou sempre o carinho que nutria pelo seu Brasil, a Baía, as plantações de cacau, os pobres, e por isso fez de todos eles figuras mundialmente conhecidas com as suas obras literárias.

‘Gabriela Cravo e Canela’ passou também das páginas dos livros para os écrans de televisão, mas as palavras do escritor surtem um efeito quase tão visual e real como a telenovela baseada neste romance. Das Publicações Europa América, ‘Gabriela Cravo e Canela’ é um romance a rever ou, então, uma obra que é fundamental conhecer.

‘Gabriela Cravo e Canela’ é um dos maiores êxitos do recentemente falecido Jorge Amado, um dos escritores mais queridos dos portugueses, e a prova disso mesmo é que esta obra vai já na sua 17ª edição.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
Exit mobile version