Inicio Lazer Foi notícia Dia europeu sem carro

Dia europeu sem carro

Dia europeu sem carro
Dia europeu sem carro

Dia europeu sem carro

Na Cidade, sem o meu carro. Um dia sem o seu carro? Mas o que é que eu vou fazer?!

Isto é o que muitas pessoas podem estar a pensar neste momento, quando confrontadas com a ideia de não poderem utilizar os seus carros no próximo dia 22 de Setembro, sexta-feira, dedicado a uma acção que vai ter lugar em toda a Europa.

A circulação de veículos com motor vai estar condicionada das 6h00 às 19h00 em Lisboa, Évora, Aveiro, Beja, Leiria Porto e Sintra e esta acção tem como objectivo consciencializar o público sobre a mobilidade urbana, as questões de congestionamento, poluição, segurança, entre outros e as soluções possíveis. Ao mesmo tempo pretende dar-se às autoridades locais para introduzirem ou testarem novos meios de transporte e novas medidas de gestão do tráfego urbano.

A ideia é também proporcionar um dia com menos poluição física e sonora e uma melhor qualidade ambiental, sem que as pessoas sejam prejudicadas nos seus afazeres.

Em Lisboa será delimitada a área da Avenida de Ceuta, a Avenida Calouste Gulbenkian, a Avenida de Berna, a Avenida D. João XXI, o Viaduto das Olaias e a Avenida Infante D. Henrique.

. pub .

Principal operador na capital, a Carris afirmou já reforçar o serviço com mais 56 autocarros e 11 eléctricos, reforço sentido nas carreiras 1, 2, 16, 20, 23, 24, 26, 28, 42, 50, 51, 56, 58, 90, 100 e 101 de autocarros e 15 e 28 de eléctricos.

Neste dia são ainda criadas três carreiras especiais: entre Belém (Avenida de Brasília) e Marquês de Pombal, outra entre a Estação do Oriente e diversos parques de estacionamento e uma terceira ligando o novo parque de estacionamento da Av. Forças Armadas ao Centro da cidade.

O sistema tarifário é o habitual, mas para quem precise de viajar em vários transportes a Carris disponibilizou também um bilhete especial só para esse dia, válido em todos os operadores para qualquer número de viagens com o custo de 300$00 escudos. A operadora promete ainda que oferecerá 98.100 lugares contra os 89.700 do costume nas horas de ponta.

Os residentes na área com circulação condicionada vão poder utilizar as viaturas apenas para sair da área e o regresso só poderá ser feito após as 19h00.

Durante o dia 22 terão lugar várias iniciativas como a medição dos níveis de poluição atmosférica e sonora e analisados os volumes de utentes nos transportes públicos e a variação do número de veículos em circulação, ao mesmo tempo que ficam prometidos números de animação.

Já sabe, para ir até ao seu local de trabalho vale tudo: bicicletas, skates, patins e andar a pé, só não vale dizer que não tem transporte. E se quiser saber mais, pode sempre consultar a página que lhe dirá tudo o que irá acontecer, como vai e quais os propósitos para tal na página www.diassemcarros.org.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
Exit mobile version