Coco Chanel – aliada da moda prática e elegante

2284
Coco Chanel
Coco Chanel

A Coco Chanel deve-se o prazer que a mulher encontra em se vestir, com roupas confortáveis. No início de um século que ia ver de tudo, foi ela quem deu o primeiro empurrão para que a moda fosse algo de prático e belo e não apenas uma forma de vestir.

Coco Chanel

Nascida em França, esta pequena grande mulher conseguiu conquistar o mundo da moda, alcançando um enorme reconhecimento pelas suas inovações. Do início da sua carreira pouco se sabe, pensa-se que tenha começado por adquirir experiência em costura e chapelaria, antes de se mudar para Deauville em 1910, onde trabalhou numa loja de chapéus.

Entre 1912 e 1914 abriu duas lojas, uma em Paris e outra em Deauville, onde confeccionava e vendia chapéus, blusas, camisas e lingerie. Introduziu as peças de vestuário sem espartilhos e sem forros, de forma a ficaram mais leves e soltas, permitindo uma maior comodidade.

Chemiserier

No ano de 1914 criou um vestido cujo modelo foi designado por Chemiserier, e o conjunto de duas peças informal. O seu desenho de moda revela o seu próprio desejo de criar roupas simples, confortáveis e práticas e foi por esse motivo que no ano de 1916 iniciou a produção de peças em jersey de malha, um tecido mais barato, que era utilizado apenas em peças íntimas.

A sua revolução, no que respeita a novas peças de vestuário, alargou às décadas de 20 e 30, com combinações dos seus cardigans, o modelo de vestido preto, prático e elegante, calças largas “boca de sino”, baseadas nas calças de marinheiro e por isso designadas como calças de iatismo.

Bijutaria e Joalharia

Mas não se ficou pelas roupas e criou uma linha de alta bijutaria e joalharia, roupas para praia, grandes laços pretos e sapatos abertos. As cores mais usadas nas suas colecções eram o cinzento, o azul-marinho, o preto e o bege para o dia; e o branco, o preto e os tons pastel para a noite.

Fatos de duas peças

O atelier que mantinha aberto em Paris foi encerrado em 1939,devido à guerra, e Coco apenas voltou ao mundo da moda em 1954, então com 71 anos de idade.

Impôs os fatos de duas peças, com saia ou calça e casaco, em tecidos como o tweed e jersey, vulgarmente sem gola e debruados ou guarnecidos com galões. Apresentou peças de alta bijutaria, como pérolas artificiais, botões dourados e bolsas com correntes douradas.

Hollywood também se rendeu a esta pequena, magra e arrapazada mulher, e utilizou a sua forte imagem de marca no vestuário de vários filmes. Coco Chanel era a primeira modelo das suas ideias e confecções, usando roupas folgadas e confortáveis, adaptadas de roupas masculinas como capas de chuva com cinto, camisas de gola aberta, blazers, calças e boinas macias.

A imagem criada por Chanel influenciou toda a moda que surgiu depois da II Guerra Mundial, num estilo que se mantém até aos dias de hoje, sobretudo nos EUA.

Chanel continuou a trabalhar até ao fim da sua vida, tendo-se dedicado por último à perfumaria.

E que tal seguir o seu conselho para usar um bom perfume: “Deve ser colocado nos locais em que desejamos ser beijadas.”

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]