10 passos para reduzir o stress

3974
10 mandamentos para reduzir o stress
10 mandamentos para reduzir o stress

Stress, aquele acumular de energia nos músculos… aquela sensação de dor no corpo, as insónias, a ansiedade, a depressão… a eterna pressa, a urgência. Descubra em 10 passos como reduzir o stress.

O stress faz parte integrante da vida. No entanto, o que é prejudicial para o organismo, não é o stress em si, mas os seus níveis altos e descontrolados. Saber como poder controlar e evitar o stress é fundamental para uma vida mais saudável.

Para reduzir o stress não se esqueça:

1Tenha uma vida saudável

Este ponto é um dos principais, para que tenha sucesso no controlo do stress. Consta em fazer uma dieta saudável e equilibrada, evitar o álcool, tabaco e café, fazer exercício físico, de entre eles destacam-se a meditação, os exercícios para relaxar os músculos, exercícios aeróbicos, jogging, ou yoga.

2Organize a sua semana

Só assim poderá planear o que pode, ou não, fazer. Não se sobrecarregue e deixe sempre tempo para a suas imprescindíveis oito horas de sono diárias. Tente fazer refeições sentadas. Organize muito bem o seu tempo, para que este possa ser “esticado” até poder fazer coisas de que realmente lhe dão prazer. Respeite esse plano.

3Não tente fazer mil coisas ao mesmo tempo

Faça uma coisa de cada vez e planeie o que vai fazer a seguir, com uma ordem cronológica de importância. Não misture trabalhos nem actividades e quando estiver a descansar, não pense no trabalho.

4Todas as coisas levam o seu tempo

A pressa é inimiga da perfeição e da boa realização das tarefas. Como tal, tudo requer um tempo de realização, por isso a organização de um plano de trabalho é tão importante.

5Não dedique mais tempo do que o necessário, ao trabalho

No caso de não ser necessário trabalhar mais que o previsto, não o faça. Quando deixa o trabalho, não o leve para casa. Aqui, deverá desfrutar da companhia dos seus e relaxar. Se viver sozinha, aconselhamos a companhia de uma animal de estimação, ou cuidar de plantas, como método de se distrair.

6Saiba dizer “não”

Não tenha medo de dizer “não”, quando isso é fundamental para si e importante para se sentir bem. Aprenda a recusar propostas que irão, de futuro, atrapalhar a calendarização pré-estabelecida por si.

7Esteja com amigos e ria

Esteja com pessoas que goste e que a sua companhia seja benéfica para si. Divirta-se com os seus grupos de amigos. Rir, distende os músculos e além de ser um método muito relaxante é, em tudo, extremamente saudável.

8Não passe a vida a correr

A angústia dos horários e dos transportes, são as principais razões para a correria, que se faz sentir nas grandes cidades. Porém, ajude-se a si próprio a evitar essa angústia. Por exemplo, não corra para os transportes, sabe que haverá sempre um outro passados uns segundos e enquanto espera pelos transportes não se angustie, ele virá.

9Deixe que o amor lhe bata à porta e convide-o a entrar

Antes de mais, aprenda a gostar (imenso) de si. O passo seguinte é gostar dos outros…

10Auto-estima

Rodeie-se de uma auto-estima e um sentimento muito forte de confiança. Estes dois sentimentos irão ajudar-lhe a reduzir o stress do dia-a-dia, aliviando a angústia do excesso de trabalho ou de responsabilidades. A auto-estima irá dar-lhe o auto-controlo de que precisa.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]