Inicio Pessoas As nossas crónicas Dia Mundial da Música – 1 de Outubro

Dia Mundial da Música – 1 de Outubro

Dia Mundial da Música
Dia Mundial da Música

Ouvir os acordes de um trecho clássico, dançar um quente ritmo latino ou saltitar ao som do tecno numa discoteca, são coisas que toda a gente já fez. Para promover a importância da música nas nossas vidas, é celebrado a 1 de Outubro o Dia Mundial da Música.

Dia Mundial da Música

A música tem uma enorme importância na consolidação das civilizações e dos povos. Desde as épocas mais remotas que o homem expressava os seus sentimentos através da música e das grandes civilizações do passado foram encontrados testemunhos escritos em regisros pictóricos e escultóricos de instrumentos musicais e de danças acompanhadas por música.

A música começou por ter apenas um instrumento, ainda hoje considerado como um dos mais poderosos: a voz. A tradição oral era transmitida de geração em geração e preservada como memória de cada sociedade. Depois começaram a surgir alguns instrumentos simples e rudimentares que deram origem aos actuais tambores e flautas.

A música no ocidente europeu tem uma tradição musical que remonta à pré-história, e é actualmente bem conhecido o papel dos druidas, sacerdotes, bardos e poetas, na organização das sociedades celtas pré-romanas. A cultura grega também foi um dos focos mais importantes para fazer penetrar na Europa as elaboradas teorias musicais que constituiu o ponto de partida para a identidade da música ocidental.

A civilização suméria, que floresceu na bacia mesopotânica vários milénios antes da era cristã, incluía hinos e cantos nas suas actividades religiosas e essa influência musical foi ainda perceptível nas sociedades babilónica, caldeia e judaica que se instalaram nas áreas geográficas circundantes.

No Antigo Egipto as cerimónias agrícolas preconizavam ritos onde a música era essencial e eram apresentadas partituras que incorporavam o uso de harpas e diversas classes de flautas. Por sua vez na Ásia as culturas que mais contribuíram para a divulgação musical foram a chinesa do terceiro milénio antes da era cristã e a indiana.

A África e a sua cultura musical preconizam complexos padrões rítmicos, baseado em instrumentos como os tambores que serviam ainda para um intricado sistema de informações entre as tribos (quem nunca ouviu falar dos tambores de África?).

Já falamos da importância da voz como instrumento musical, mas a música por si mesma ultrapassou-a e muitos compositores trabalharam a música não apenas como um acompanhamento do canto mas como uma forma artística única.

Actualmente são variadíssimos os estilos de música, um pouco ao gosto de cada um e as novas tecnologias como a Internet vieram servir para divulgar cada vez mais estilos que até à pouco estava restritos a alguns grupos.

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 4.5]
Exit mobile version