Inicio Lazer Sugestão de leitura O crime do Padre Amaro de Eça de Queirós

O crime do Padre Amaro de Eça de Queirós

O crime do Padre Amaro
O crime do Padre Amaro

O crime do Padre Amaro de Eça de Queirós da Editorial Presença

O crime do Padre Amaro

O Crime do Padre Amaro destaca-se, na obra queirosiana, como um dos títulos que maior controvérsia e incómodo provocou, quer no plano artístico quer no plano moral, desde logo pela forma desassombrada como retrata um certo lado mais obscuro da classe clerical.

Este romance viu a luz do dia num contexto espácio-temporal marcado pela agitação e pelo fascínio intelectual e cultural a que não eram de todo alheios o desabrochar para comportamentos ideológicos de ruptura e uma certa radicalização de posições.

Fruto de um longo processo de criação, O Crime do Padre Amaro conheceu três versões, sendo a última a que é conhecida do público e que se adopta como texto-base desta edição crítica. Nela podemos testemunhar um profundo sentido da exigência estética e da ética da criação artística, bem como a concepção do romance como instrumento crítico, numa atitude literária que espelha já um progressivo afastamento do naturalismo mais acentuado que caracterizou as versões anteriores.

O romance narra a relação amorosa entre a jovem Amélia e o padre Amaro, e pode ser entendido, segundo as palavras do próprio autor, como uma intriga de clérigos e de beatas tramada e murmurada à sombra de uma velha sé de província portuguesa.

. pub .

A colecção Obras de Eça de Queirós tem a coordenação do Professor Carlos Reis.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]
Exit mobile version